Herencia Duas hist rias de imigra o

607 palavras 3 páginas
Herencia: Uma História de Imigração
“Peter é um imigrante alemão que chega a Buenos Aires a procura de Belén, uma mulher argentina que conheceu na Alemanha.”
A Imigração é o tema central deste filme, ao longo do curso estudamos com a professora Onice Payer a Imigração Italiana, onde foram proibidos de falar o seu idioma sendo obrigados a aprender o português da maneira que pudessem e várias outras dificuldades. No texto da professora Payer, Memória da Língua. Imigração e nacionalidade, encontramos toda esta história de imigração italiana.
Porém neste filme e com este trabalho quero mostrar outra motivação para a Imigração. Dois personagens com nacionalidades distintas e posições discursivas semelhantes vivem a mesma motivação para a Imigração.
Olinda (Italiana) e Peter (Alemão) Imigraram para o continente Sul americano com o mesmo objetivo, encontrar o amor, porém são histórias vividas em épocas diferentes.
“Peter regressa ao albergue onde estava instalado e vê que foi roubado e entra em desespero porque o pouco dinheiro que tem foi levado, Peter vai à recepção do Albergue e anuncia o roubo, porém o dono do Albergue não quer que chame a polícia.”
Aqui temos duas situações: Peter tenta exercer seus direitos, porém como é um simples imigrante não obtém êxito. Sobre o exercer o direito encontramos uma cena estudada com a professora Maria Teresa Celada em seu texto, Sujetos desplazados, lenguas en movimiento: identificación y resistencia en procesos de integración regional, publicado na revista Signo e Seña em janeiro de 2009.
“Com o roubo ele tenta a ajuda de seu pai, porém, não consegue. A única pessoa que ele conhece em Buenos Aires é Olinda, então ele pede ajuda, faz a proposta de trabalhar no restaurante e em troca de um lugar para dormir e comer, porém Olinda não pode, não precisa de ninguém para ajudá-la e não tem dinheiro, então Peter senta na calçada enfrente ao restaurante, Olinda se incomoda por vê-lo ali na rua, e no meio da noite com a chuva ela

Relacionados