Heredograma

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Como analisar um heredograma?
O heredograma é uma esquematização que mostra a relação de parentesco e as características de alguns indivíduos.


Analisar um heredograma pode ser simples
PUBLICIDADEO heredograma é uma representação das relações de parentesco. Cada símbolo representa um indivíduo e suas características. Frequentemente, temos que analisar esses heredogramas em questões de genéticapara descobrir os genótipos e fenótipos de cada indivíduo. Observe como é simples a resolução desses problemas:

Observe os indivíduos deste heredograma
Os indivíduos pintados de preto possuem umadoença que desejamos saber se é determinada por um alelo recessivo (a) ou dominante (A).
O primeiro passo é observar todos os casais do heredograma. O primeiro casal, por exemplo, é representado pordois indivíduos normais e uma filha portadora da doença.

Observe o primeiro casal com indivíduos normais e a filha portadora
Neste caso, já é possível determinar se a doença é dominante ou recessiva.Lembre-se de que apenas indivíduos heterozigotos podem ter um filho com características diferentes das apresentadas por eles, logo a mãe possui genótipo Aa e o pai também é Aa. A filha apresentagenótipo aa, assim como todos os outros indivíduos afetados. Podemos concluir, então, que a doença é determinada por um alelo recessivo.
Observe agora o segundo casal:

Observe o segundo casal, em que amulher é afetada e o homem e a filha não
Como a mãe é portadora da doença e apresenta genótipo aa, sua filha deverá herdar um de seus alelos recessivos. Como a filha é normal, seu genótipo é Aa, sendo queo alelo a veio de sua mãe. O pai é normal, entretanto é impossível determinar se ele é AA ou Aa, pois não temos os genótipos de seus pais.
Observe agora o terceiro e último casal:

Observe o terceirocasal, em que o homem é portador, assim como seu filho
Já sabemos o genótipo do pai, entretanto, a mãe permanece incógnita. Por ser um indivíduo normal, filha de pais heterozigotos, ela poderia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • heredogramas
  • Heredograma
  • Heredograma
  • Heredogramas
  • Heredograma
  • Heredograma
  • Heredograma
  • Heredograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!