Heredograma Analizado

327 palavras 2 páginas
1 2 3 4

5 6 7 8 9 10 11 12 13

14 15 ( PEDRO )

A miopia é uma condição comum na qual a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos distantes são vistos borrados. Isso se dá devido a um distúrbio visual que causa a focalização da imagem antes de chegar na retina. Como regra a causa miopia é genética, porém pode ser influenciada por outros fatores (Fenótipo).
Obs: A análise abaixo leva em conta apenas o genótipo dos indivíduos, não levando em conta fatores do ambiente.
Ao analisar o heredograma acima percebemos que a miopia é de caráter recessivo, pois apesar dos indivíduos 1 e 2 não terem a doença, transmitiram-na para seus filhos. Portanto, pode-se com concluir, que os genótipo dos indivíduos 1 e 2 é “Aa”.
Ao analisar os descendentes do casal 1-2, percebemos que os indivíduos 6, 7 e 8 possuem genótipo “A_”, pois apesar não terem sido afetados, podem ter herdado o gene “a”, podendo ser homozigoto dominante (AA) ou heterozigoto (Aa). Já os indivíduos 5 e 9 possuem genótipo “aa”, pois possuem a doença.
Ao analisar os descendentes do casal 3-4, percebemos que nenhum herdou a doença dos pais. Como o indivíduo 4 foi afetado, podemos concluir que o genótipo de 10, 11, 12, 13 é “Aa”, pois eles recebem obrigatoriamente do pai (3) o gene “A”, pois senão teriam a doença. O genótipo do pai (3) é “A_”
Ao analisar a terceira geração (14 e 15), e já conhecendo os genótipo dos genitores ( 9 é “aa” e 10 e “Aa”), pode-se concluir que Pedro (15), possui genótipo “Aa”, pois ele herdou do pai (9) o gene “a” da mãe o gene “A”, pois caso contrário ele teria a doença.

Genótipos dos indivíduos:

1: Aa
2: Aa
3: A_
4: aa
5: aa
6:

Relacionados