Herediteridade, desenvolvimento e crescimento

355 palavras 2 páginas
Psicologia Pedro Patraquim 04/10/2014 Hereditariedade, Crescimento e Desenvolvimento
Biografia
John Watson é um psicólogo e investigador norte-americano que nasceu em 1878.
Aos 21 anos, após 5 anos a estudar na universidade de Furman, ingressou na universidade de Chicago para doutorar-se em psicologia em 1903. Foi nomeado professor de psicologia experimental.
Desenvolvimento do conteúdo teórico
John Watson (considerado o pai da psicologia cientifica) foi pioneiro no estudo do Behaviorismo, rompendo com as ideias mentalistas tais como a consciência e sensação da mente.
Sua teoria se baseia no comportamentalismo (ou Behaviorismo, ciência que estuda de forma mais rigorosa e concreta o comportamento).
Desenvolveu pesquisas semelhantes em fisiologia e biologia. Estudou o comportamento dos animais e de crianças concluindo que em diversos aspectos o nosso comportamento é semelhante ao dos animais.
Segundo John Watson o comportamento não é influenciado somente por estímulos, a história da aprendizagem e a representação do meio em que estamos inseridos e eventualmente crescemos são muito importantes para moldar por assim dizer a nossa personalidade. O comportamento está dependente da interacção entre a situação e o nosso comportamento que muitas vezes nos caracteriza e nos torna único.
Reflexão/ análise pessoal e conclusão finalPara Watson,” nós somos o que fazemos, e o que nós fazemos é o que o meio nos faz fazer”. Ou seja nós por assim dizer não somos individualmente responsáveis pelos nossos actos, dado que somos apenas “dominós” movidos por consequências no meio em que vivemos.
Não menosprezando a questão da hereditariedade, em que podemos ter traços de personalidade dos nos nossos antecedentes, sua teoria comprova que somos sim um fruto do ambiente familiar, sociedade em que nos encontramos inseridos, opções que a vida nos faz seguir…
Tudo

Relacionados