herbet e pestallozi

655 palavras 3 páginas
Contribuição de Pestalozzi para pedagogia

O nome dele é João Henrique Pestalozzi, nascido em Zurique-Suiça no século XVIII (1746).
Foi considerado um grande humanista e pedagogo, cuja filosofia contribuiu para educação moderna, que se prolongou até os nossos dias.
Podemos dizer que ele psicologizou a educação, pois um século antes do surgimento da psicologia infantil, Pestalozzi descobriu intuitivamente os princípios caracterizadores da educação nova.
Ainda hoje o destino afetivo e social do indivíduo resulta da interação física e psíquica entre sujeito e família.
Pestalozzi, foi assim, considerado mentor e reformador da escola popular.

O pensamento e entrega de Pestalozzi ainda ocupa, nos nossos dias, a atenção de filósofos, psicólogos e pedagogos, devido ao interesse que disputa uma de suas obras educativas mais transcedentes, isto se o julgamos a partir da profunda influência que alcançou, inclusive, mais além das fronteiras do século XIX europeu, até chegar aos educadores de hoje.
Pestalozzi idealizou a possibilidade de libertar o povo e mobiliza los para a educação. A sua intenção de auxiliar os oprimidos, foi a razão porque passou a viver entre os camponeses dedicando-se á agricultura na tentativa do seu aperfeiçoamento para empregar como exemplo aos demais.
Foi na sua propriedade, que Pestalozzi recriou um asilo para as crianças pobres, iniciando sua carreira pedagogica.As crianças eram acolhidas na instituição e era lhe dada uma ocupação fácil , remunerada e eram intruidas nas suas horas de recreio. Pestalozzi preocupava-se em defender as crianças e os seus destinos , nos anos seguintes.
Está instituição fechou após 5 anos, pois os rendimentos não eram suficientes para suportar as despesas.
Passado 18 anos, Pestalozzi abriu o asilo de Estanz, onde chegou a acolher cerca de 400 orfãos, continuando com educação do povo. Em 1780 publicou o livro ''Serões de um solitário''; tendo como pontos principais.
O desenvolvimento.
A educação

Relacionados