HERBERT SPENCER

Páginas: 8 (1845 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
HERBERT SPENCER
TEORIA ORGANICISTA








HEBERT SPENCER














MINEIROS, 2014
SUMÁRIO

1 Quem foi Herbert Spencer .................................................... 4
2 Spencer e a Sociologia ............................................................. 6
3 Influencia deHerbert Spencer ............................................... 7
5 Teoria Organicista .................................................................. 8
4 Obras ........................................................................................ 10
5 Conclusão ................................................................................. 11
Quem foi Herbert Spencer?
Herbert Spencer(27 abril de 1820 – dezembro 8 de 1903) foi um filósofo Inglês , biólogo, antropólogo , sociólogo, e proeminente teórico político liberal clássico da era vitoriana .
Herbert Spencer não frequentou escolas, recebendo toda a sua educação em casa dos pais. De 1837 a 1846 trabalhou como engenheiro na London and Birmingham Railway. Posteriormente, dedicou-se a estudos de geologia e biologia, tendo,entre 1848 e 1853, trabalhado como assessor do diretor do jornal Economist, de Londres.

Herbert Spencer nasceu em Derby , na Inglaterra, em 27 de abril de 1820, filho de William George Spencer (geralmente chamado de George).
Um ano antes de abandonar o Economist, começou a publicar seus Princípios de psicologia, em que, sob certos aspectos, antecipa-se a Charles Darwin na formulação doprincípio da seleção natural.
A partir de 1860 iniciou a publicação do que chamou de “sistema de filosofia sintética”, tentativa de estruturação, num sistema coerente, de toda a produção científica e filosófica de seu tempo, centrada na ideia de evolução.
Ele tentou estruturar de forma coerente toda a produção cientifica e filosófica de seu tempo, centrada na ideia de evolução.
A doutrina de Spencerse expressa e se identifica com o princípio segundo o qual a evolução se processa: (a) do mais simples para o mais complexo; (b) do mais homogêneo para o mais heterogêneo; (c) do mais desorganizado para o mais organizado.
Tendo vivido num tempo de grandes avanços científicos, o filósofo inglês Herbert Spencer foi o principal representante do evolucionismo nas ciências humanas. Ele intuiu aexistência de regras evolucionistas na natureza antes de seu compatriota, o naturalista Charles Darwin (1809-1882), formular a revolucionária teoria da evolução das espécies. É ele o autor da expressão “sobrevivência do mais apto”, muitas vezes atribuída a Darwin. 
O filósofo aplicou à sociologia ideias que retirou das ciências naturais, criando um sistema de pensamento muito influente a seu tempo. Suasconclusões o levaram a defender a primazia do indivíduo perante a sociedade e o Estado, e a natureza como fonte da verdade, incluindo a verdade moral. No campo pedagógico, Spencer fez campanha pelo ensino da ciência, combateu a interferência do Estado na educação e afirmou que o principal objetivo da escola era a construção do caráter. Ele dizia que os conhecimentos úteis, queserviriam para formar os homens de negócios e produzir o bem estar pessoal, eram desprezados em favor do ensino das humanidades, que davam mais prestígio.
Para Spencer, havia uma lei fundamental da matéria, que ele chamou de lei da persistência da força. Segundo ela, a tendência natural de todas as coisas é, desde a primeira interação com forças externas, sair da homogeneidade rumo à heterogeneidade e àvariedade. À medida que as forças vindas de fora continuam a agir sobre o que antes era homogêneo, maior se torna o grau de variedade.



Spencer e a Sociologia

Spencer lê com entusiasmo a sociologia positivista originais de Auguste Comte. Um filósofo da ciência, Comte tinha proposto uma teoria da evolução sociocultural que a sociedade progride por uma lei geral de três etapas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Herbert Spencer
  • Herbert spencer
  • Herbert spencer
  • Herbert spencer
  • Herbert Spencer E O Especto De Comte
  • Herbert spencer e august comte
  • UMA AVALIAÇÃO DO PAPEL SOCIAL DA MODA BASEADA EM HERBERT SPENCER
  • Liberalismo econômico, Darwinismo social, Organicismo segundo Herbert Spencer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!