Heranças do trabalho de wilhen wundt

502 palavras 3 páginas
Heranças do trabalho de Wilhelm Wundt

Considerado o pai da Psicologia moderna, Wundt teve relevante papel no que se refere à estruturação da psicologia como ciência. Ele voltou seus estudos aos fenômenos psicológicos básicos, principalmente aos processos relacionados às sensações e percepções. Com base em suas metas, Wundt acabou por influenciar toda a estrutura do que viria a constituir a ciência psicológica. Dessa maneira, o que se observa nos dias atuais em relação à psicologia acaba por conter alguns traços do que esteve presente em seu trabalho.
A fundação, por parte de Wundt, do primeiro laboratório de psicologia, na Alemanha, veio a se tornar um marco no que se refere à consolidação da psicologia como ciência. As conseqüências positivas ao ramo psicológico acabam, nesse caso, por serem triviais. Porém, algo interessante a se destacar refere-se às influências do trabalho de Wundt na atual ciência psicológica. Vale a pena destacar o papel desse trabalho em relação ao que se vê, hoje, em universidades, por exemplo. À título de doutores, profissionais voltados à educação da psicologia são equipados de materiais que possibilitam a realização de suas pesquisas psicológicas. A presença de laboratórios, equipados de eletrodos, computadores, e acervos de consultas é o que se observa em algumas instituições públicas e também privadas. Nesse caso, o que podemos ver constitui uma grande herança do trabalho de Wundt.
Em seus estudos, principalmente os voltados aos processos psicológicos de sensação e percepção, Wundt baseou-se no método de introspecção controlada, onde os próprios sujeitos analisados relatavam suas sensações e emoções a partir de estímulos visuais, auditivos, ou tácteis emitidos pelo experimentador.No contexto dos dias atuais, acaba tornando-se possível, também, observar a herança desse método de observação em relação a trabalhos terapêuticos e também experimentais.O psicólogo, ao exercer o seu trabalho voltado à terapia, acaba por observar

Relacionados

  • SKINNER
    6129 palavras | 25 páginas