Heran a Conjunta do sistema ABO e do fator Rh

368 palavras 2 páginas
ERITROBLASTOSE FETAL

A eritroblastose fetal ou doença hemofílica do recém-nascido é um tipo de anemia grave, que pode muitas vezes levar a criança à morte. Somente ocorre em casais cujo homem é Rh+ e a mulher Rh–.
Se a mulher com sangue Rh– gerar um filho com sangue Rh+, no momento do parto o corpo da mãe entrará em contato com o sangue do filho e então ela produzirá anticorpos anti-Rh, pois para o corpo dela o fator Rh do filho é uma substância estranha.
O primeiro filho desta mulher não terá problemas, pois os anticorpos anti-Rh demoram para se formar. Porém, se na próxima gravidez o segundo filho for Rh+, os anticorpos atravessarão a placenta e atacarão o Rh das hemácias do sangue do feto (bebê). As hemácias do sangue do bebê serão aglutinadas (amontoadas) e destruídas, provocando a eritroblastose fetal.
Para se evitar essa doença logo após o parto a mulher Rh– deve receber uma injeção de anti-Rh. Esse anti-Rh destruirá o resto de sangue Rh+do bebê que ficou em contato com o sangue da mãe. Assim, a mulher não terá contato com fator Rh e não produzirá anticorpos.

Herança Conjunta do sistema ABO e do fator Rh

O sistema ABO e o sistema Rh ocorrem simultaneamente nas hemácias do sangue humano. Para calcular a herança genética do sistema ABO e do fator Rh juntos aplicamos a Segunda Lei de Mendel.
Segunda Lei de Mendel: num cruzamento em que estejam envolvidos dois ou mais caracteres, os fatores (genes) de um ser vivo se separam de forma independente na formação dos gametas e se misturam de forma independente e aleatória no momento da fecundação.
Exemplo de aplicação da Segunda Lei de Mendel:
Em um certo casal o homem tem sangue A+ (heterozigoto) e a mulher B+ (heterozigoto). Determine a probabilidade desse casal ter filhos com sangue AB+.

♂ = A+ (het.) = IA i R r

♀ = B+ (het.) = IB i R r

IA i R r
X
IB i R r
IA R, IA r, i R, i r
X
IB R, IB r, i R, i r ♀ ♂
IB R
IB r i R i r

IA R

IA r

i R

i r

Relacionados

  • Plano
    4562 palavras | 19 páginas