Herança extracromossômica

Páginas: 3 (641 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Carl Franz Joseph Erich Correns - Carl Correns
Foi um botânico Alemão,que redescobriu as leis de Mendel.Estudou botânica, física e química.Iniciou seus estudos sobre as plantas,em 1900, publicouseus resultados, em função das leis da herança de Mendel.
Herança citoplasmática

Os princípios de Mendel da segregação e distribuição independente são baseados na suposição de que os genes estãosituados em cromossomos no núcleo da célula .Para a maioria das características genéticas,esta suposição é valida ,porem nem todo o material genético de uma célula é encontrado nu núcleo.Algumascaracterísticas são codificadas por genes situados no citoplasma.Esta característica apresentam herança citoplasmática.Algumas organelas ,notadamente cloroplastos e mitocôndrias, contem DNA .Cadamitocôndria humana contém cerca de 15.000 nucleotídeos de DNA , codificando 37 genes. Comparando com o DNA nuclear ,que contem cerca de 3 bilhões de nucleotídeos , codificando talvez 35.000 genes .
A herançacitoplasmática defere da herança características codificados por genes nucleares de vários modos importantes .Um zigoto herda genes nucleares de ambos os genitores , porem os genes citoplasmáticos vemde apenas um genitor da fêmea.
-Salvo dos casos que o macho contribui e ambos.
-Sempre o citoplasma é passado da mãe para a prole.
-Os cruzamentos recíprocos ,portanto dão resultados diferentesquando genes citoplasmáticos codificam uma característica.
-As características herdadas citoplasmaticamente em geral exibem ampla variação fenotípica ,porque não há mecanismos análogo e mitose e meiosepara garantir que os genes citoplasmáticos são igualmente distribuídas na divisão celular.Assim ,células diferentes e indivíduos conterão vários proporções de genes citoplasmáticos.
-Existem milharesde mitocôndrias em cada célula , e cada mitocôndria contem de 2 a 10 copias do mtDNA . Se houver uma mutação ,o erro se segregará para as células da prole aleatoriamente.Então o individuo poderá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • efeito materno e herança extracromossomica
  • REVISÃO DE LITERATURA EFEITO MATERNO E HERANÇA EXTRACROMOSSÔMICA
  • Herança
  • heranças
  • Herança
  • Herança
  • Herança
  • Nossa Herança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!