Herança Historicadas das políticas públicas brasileiras

435 palavras 2 páginas
Quais as principais características da herança histórica das políticas públicas brasileiras. Chamamos de herança recente o período que vai dos anos 30 até hoje, quando o Brasil passa por uma transformação muito grande. Nos anos 20, era um país rural e agrícola, cinquenta anos depois, ocorria o inverso se transformou numa potência industrial média, com a maioria da sua população morando nas cidades. Este é o perfil atual do Brasil. A característica do Estado brasileiro no período de 1920 a 1980, era seu caráter desenvolvimentista, conservador, centralizador e autoritário. Não era um Estado de Bem-Estar Social. Conforme diz Tânia Bacelar, herdamos um país que consegue ser a oitava economia do mundo, em poucos anos, e que tem, ao mesmo tempo, a maior fratura social dentre os países de perfil semelhante.

2. Discuta as novas tendências da economia mundial e seus possíveis impactos sobre as políticas públicas brasileiras. No Brasil havia duas tendências importantes. A primeira, que se poderia chamar de inserção submissa traduzia-se na opção central por uma inserção no mundo, outra tendência importante que estava por trás das políticas públicas era a financeirização das riquezas. Nos anos 90 o Brasil não estava preparado para as transformações vindas do processo de globalização sendo afetado por crises econômicas internacionais. As ideias neoliberais ditavam os caminhos que as políticas públicas deveriam perseguir.

3. Dê exemplos de experiências locais de políticas públicas que você considere democráticas e inovadoras. E discuta os limites da ação local num país como o Brasil e sugira iniciativas capazes de enfrentar tais limites. As políticas públicas normalmente estão constituídas por instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação, encadeados de forma integrada e lógica, da seguinte forma: Planos, Programas, Ações, Atividades. posso citar alguns casos como: O CRAS (Centro de Referencia de

Relacionados

  • Luta por reconhecimento
    7390 palavras | 30 páginas
  • Filosofia
    50964 palavras | 204 páginas