Hepatite

Páginas: 43 (10644 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO.É toda inflamação no fígado originada por diversas causas, que, ao destruir as células deste órgão, causam diversas conseqüências ao organismo.
As hepatites são diferenciadas em hepatite A, B, C, D, E, e, hepatite Auto-imune. Cada uma é diferente em sintomas, gravidade e tratamento. As hepatites A, B e C (mais comuns aqui no Brasil) são causadas por vírus de nomes semelhantes. Daí,muitas pessoas pensarem que são parecidas.
Causas: As hepatites podem ter diversas causas – vírus, bactérias, substâncias tóxicas como o álcool, erros do nosso próprio sistema imunológico, medicamentos, drogas, doenças hereditárias e através de outros mecanismos ainda desconhecidos.As hepatites em geral podem surgir rapidamente com sintomas denominadas Hepatites agudas ou de forma lenta e menossintomáticas, Hepatites crônicas.
Nas agudas, os sintomas são variados, e dependendo da causa, eles podem não aparecer. Na maioria das vezes, as hepatites agudas surgem com um quadro parecido ao de uma gripe (mal estar, fraqueza, febre, dores e náuseas). Casos mais intensos podem vir acompanhados de icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) causada pelo acúmulo de bile no sangue.
Há tambémhepatites agudas graves, denominadas fulminantes e subfulminantes, que são raras (menos de 1% dos casos) e, além dos sintomas habituais, surgem alterações de comportamento, sonolência e confusão, sinais de que o fígado não está conseguindo eliminar as toxinas do organismo.
Nas hepatites crônicas, as células do fígado vão sendo destruídas lentamente, e aos poucos elas vão se regenerando ou formandocicatrizes. Muitas pessoas descobrem a doença tarde demais porque nesta fase praticamente não há sintomas. Há casos, em que a destruição das células do fígado não consegue mais se regenerar e o órgão não funciona normalmente. Esse quadro associado à formação de cicatrizes no fígado é denominado de cirrose.
Tratamento das Hepatites em geral: Para as Hepatites agudas causadas por vírus não hátratamento específico. Em apenas alguns casos de hepatite C, quando descobertos na fase aguda, há um tratamento específico que pode prevenir a evolução da doença para a fase crônica.
Repouso parcial ou prolongado é indicado conforme a capacidade e bem-estar do paciente bem como a alimentação variam de acordo com a tolerância do indivíduo (devido às náuseas e os enjôos, em alguns casos, se faz necessáriaa administração de líquidos endovenosos).
Bebidas alcoólicas são proibidas durante e a doença e por algum tempo após a normalização dos exames de sangue.
Remédios só devem ser administrados com indicação médica para evitar piora e evolução da hepatite.

DEFINIÇÃOHepatite é a inflamação do fígado.
CAUSAS, INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCOA doença pode ser causada por:
Infecções por vírus (comohepatite A, B ou C), bactérias ou parasitasDanos ao fígado causados por bebidas alcoólicas ou cogumelos venenosos
Medicamentos, como uma overdose de acetaminofeno, que pode ser fatalCélulas do sistema imunológico do corpo que atacam o fígado causando hepatite autoimune
Os medicamentos que causam danos ao fígado incluem metildopa (usada com pouca frequência para hipertensão), isoniazida paratuberculose, medicamentos anticonvulsivos (como valproato e fenitoína), clorpromazina, amiodarona (para arritmias) e determinados antibióticos (inclusive trimetoprima-sulfametoxazol e eritromicina). Caso precise tomar algum desses medicamentos, o médico irá verificar suas funções hepáticas.
A doença hepática também pode ser decorrente de distúrbios hereditários, como fibrose cística e doença de Wilson,uma doença causada pelo excesso de cobre no corpo (depositado no fígado).
Outras causas incluem:
Lúpus eritematoso sistêmicoArtrite reumatoideSíndrome de SjögrenEsclerodermia
Doença inflamatória intestinalGlomerulonefriteAnemia hemolítica
A hepatite pode ser breve (hepatite aguda) ou de longa duração (hepatite crônica). Em alguns casos, pode resultar em danos progressivos ao fígado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatites A e E
  • Hepatite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!