Hepatite

Páginas: 2 (486 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Hepatite
Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substânciastóxicas (como alguns remédios) e distúrbios metabólicos . Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestãofrequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.
A maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou levam asintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo o amarelão , que caracteriza-sepela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.
Existem dois tipos de hepatite ,a viral e a medicamentosa.
Hepatite medicamentosa
Existe um grande número de drogas que são hepatotóxicas, ou seja, lesam diretamente o hepatócito. Tais drogas podem portanto causar hepatite. Adroga antidiabetes troglitazona, por exemplo, foi retirada do mercado em 2000 por causar hepatite. O Paracetamol, substância analgésica muito utilizada por crianças e adultos, é considerada altamentehepatotóxica, quando em doses elevadas , como o cetoconazol, contraceptivos hormonais e o ibuprofeno.
O progresso clínico de uma hepatite induzida por medicamentos é muito variável, dependendo dadroga e da tendência do paciente a reagir à droga. Por exemplo, hepatite induzida por halotano pode ser moderada ou mesmo fatal, assim como a hepatite induzida porisoniazida. Contraceptivoshormonais podem causar mudanças estruturais no fígado. Hepatite por amiodarona pode ser incurável, uma vez que a longa meia vida da droga (mais de 60 dias) significa que é muito difícil impedir exposição à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hepatite
  • hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatites A e E
  • Hepatite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!