hepatite A

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

CENTRO UNIVERSITARIO UNIVATES
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM





Hepatite A







Kátia, Sandra, Diane, Jeferson
Lajeado, Abril de 2014

UNIVATES




Hepatite A


Kátia Hoffmeister
Marcia Primaz
Sandra Noschang
Diane Regina Graeff
Jeferson Schmitt







Lajeado, Abril de 2014
HepatiteA
Atualmente são reconhecido cinto tipos de vírus causadores, denominados vírus hepatotrópicos: vírus A, vírus B, vírus C, vírus D e vírus E. A infecção pelo vírus da hepatite A (HAV) é a mais prevalente no Brasil, ocorrendo, sobretudo em crianças e adultos e jovens. Embora seja uma doença essencialmente benigna, algumas complicações podem ocorrer, o que ressalta a importância do diagnósticopreciso e exige, sobretudo, a adoção de medidas preventivas que permitem o adequado controle desta infecção.
A hepatite A é causada por um picornarírus do tipo RNA ( HAV), que mede aproximadamente 27 nm e tem como seu principal reservatório o homem. Seu genoma é linear e composto por 7.480 nucleotídeos. A característica mais marcante deste vírus é a sua grande estabilidade, sendo capaz de resistirao aquecimento a 60 graus por 60 minutos, a grande variação de PH e a baixo nível de humidade relativa do ar, o que facilita sua transmissão no meio ambiente.
A hepatite A é a doença de transmissão fecal-oral, cuja disseminação ocorre de pessoa a pessoa ou através da água ou alimentos contaminados. Devido ao curto período de viremia, a hepatite A raramente é transmitida por via parenteral, emborajá tenha sido relatados surtos da doença em hemofílicos recebendo fator VIII contaminando por plasma de doadores infectados. A doença também já foi observada em usuário de drogas intravenosas, não se conseguindo, entretanto, determinar-se a contaminação ocorrendo através de agulhas e seringas contaminadas ou devido às péssimas condições de higiene nesses indivíduos.
A transmissão através docontato sexual é mais rara, mais pode ocorrer através em homossexuais masculinos.
Devido a suas características de disseminação, são frequentes os surtos epidêmicos causados pela doença a partir de alimentação contaminada, sobretudo frutos do mar ou pela contaminação de cosméticos por indivíduos carreadores do vírus. Surto epidêmico oriundos da contaminação da água de abastecimento tem sido menosfrequentemente relatado, parecendo corresponder a menos de 1% de todos os casos notificados.
Já os surtos epidêmicos em creches, orfanatos, instituições para deficientes mentais, e acampamentos infantis são mais comuns, mediados por mecanismo de disseminação pessoa a pessoa.
A transmissão intra-hospitalar também existe o que torna os profissionais da área da saúde um grupo de risco para a hepatiteA, em especial aqueles que trabalham em unidades de atendimento pediátricos.
Aspectos clínicos: A hepatite A tem um período de incubação de aproximadamente 28 dias sendo este o período de maior infectividade da doença, durante o qual a excreção fecal de vírus é máxima, o que dificulta muito sua prevenção.
Cerca de 50% dos indivíduos infectados refere desconhecer contato prévio com doentes comhepatite A, sobretudo devido ao grande número de crianças que se infectam e permanecem assintomáticas, mas que, no entanto continuam disseminando a doença. Exemplo disso é a ocorrência da hepatite A em UTIs pediátricas, em que a transmissão se processa, na sua maior parte, da criança para o adulto. Embora os casos – índices ocorram em adultos, à infecção partiu de uma criança que apesar depermanecer assintomática, foi a fonte de infecção.
Após o período de incubação aparecem os primeiros sintomas da doença principalmente de caráter inespecífico, incluindo febre baixa, náuseas, vômito, fadiga fecal, em grau variável, pode ser de poucos dias ate alguns meses.
A maioria dos casos de hepatite A, sobretudo em crianças, cursa de forma anictérica, o que, faixas etárias mais baixas, pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hepatite
  • hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatite
  • Hepatites A e E

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!