Henry Ford

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014

ETEC DE CIDADE TIRADENTES – EXTENSÃO CEU ALTO ALEGRE
ADMINISTRAÇÃO – 1° MÓDULO

DANIELA BORGES SOUZA
JULIANA CRUZ ARCANJO
MARIA APARECIDA
TATIANE











HENRY FORD





ETEC DE CIDADE TIRADENTES – EXTENSÃO CEU ALTO ALEGRE
ADMINISTRAÇÃO – 1° MÓDULO

DANIELA BORGES SOUZA
JULIANA CRUZ ARCANJO
MARIA APARECIDA
TATIANE











HENRY FORDAtividade entregue à professora Lilian de Gestão Empresarial I


INTRODUÇÃO

Henry Ford inovou o processo de fabricação de automóveis no início do século XX, servindo como referência até hoje pelas suas idéias e ações.

Através de leituras sobre a vida desse homem, no início apenas curiosas, passou-se à realização de uma intensa pesquisa, pois foi-se percebendo que, Henry Ford, mais que umexemplo de administração, foi um homem inovador e persistente.

Busca-se, portanto, trazer um traçado da trajetória deste homem, suas ações e um pouco do que foi percebido da sua visão inovadora.


HENRY FORD


Nascido a 30 de Julho de 1863, em Dearborn, no Michigan, filho de fazendeiros, Henry Ford começou como mecânico. Resolveu fabricar motores para automóveis. Com métodosrevolucionários, passou à condição de fabricante de automóveis e de tudo necessário à sua fabricação.

Muito conhecido no mundo pela produção em massa e a montagem móvel, desenvolveu um sistema de produção que reduzia o tempo de fabricação dos automóveis significativamente, com a mecanização da linha de montagem, produzindo mais em menos tempo. Em suas fábricas produziam cerca de 800 unidades por dia a preçospopulares. Os carros possuíam manuais com perguntas e respostas para os fregueses lidar melhor com o automóvel.
Cada carro tinha uma caixa de ferramentas para não deixar o motorista na mão, possuía garantia e assistência técnica, uma novidade na época.

Em suas fábricas produziam da matéria prima até o produto final acabado. As peças eram feitas de forma padronizadas e de maneira que os custosfossem reduzidos. O bloco do motor, por exemplo, era feito numa única peça fundida, o que antes usava cilindros separados.

Ford foi um dos homens mais ricos do mundo, não teve, sequer, auditoria em sua empresa. Pagava salários mais altos que seus concorrentes, enquanto estes pagavam cerca de 3 (três) dólares por dia, Ford pagava 5 (cinco) dólares.
Além disso, reduziu a jornada diária de seusempregados de 9 (nove) para 8 (oito) horas e a semanal de 6 (seis) para 5 (cinco) dias.


PRINCÍPIOS ADOTADOS POR FORD

Seus princípios aplicados ao trabalho foram responsáveis pelo grande surto da indústria automobilística. Ford adotou três princípios básicos:

1 – principio da intensificação: consiste em diminuir o tempo de produção, eliminação da capacidade ociosa de trabalhadores eequipamentos, permitindo o rápido retorno de capital investido.

2 – principio da economicidade: consiste em reduzir o mínino o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Assim Ford conseguiu fabricar um trator ou um automóvel, vendê-lo e recebê-lo antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários. Segundo Ford a velocidade de fabricação deve serrápida.

3 – principio de produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.

Assim sendo, o Fordismo desenvolveu ainda mais a mecanização do trabalho, incrementou a intensidade do trabalho, radicalizou a separação entre trabalho manual e trabalho mental, submeteu rigorosamente os trabalhadores à lei da acumulação etornou o progresso científico contra eles como um poder a serviço da expansão uniforme do valor.


O GÊNIO DO MARKETING

Ford teve uma incrível intuição de marketing: concluiu que o mundo estava preparado para um carro financeiramente acessível. Em seguida, buscou as técnicas de produção em massa como forma de viabilizá-lo. Definiu o preço de venda e desafiou a organização a fazer com que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henry Ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry Ford
  • Henry Ford
  • Henry Ford
  • Henry ford

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!