HENRY FORD

Páginas: 11 (2728 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
 CONTRIBUIÇÃO DE HENRY FORD PARA ADMINISTRAÇÃO

Carla Adriana Cezar de Moura
Professor-Tutor Externo: Rodolfo Landgraf
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Gestão Comercial (GCO 071) – Prática do Módulo I
13/05/13


RESUMO

O presente trabalho enfoca alguns aspectos mais significativos da vida e obra de Henry Ford, da empresa que fundou e que leva seu nome atéos dias de hoje e, em conclusão, procura mostrar a importância desta personalidade histórica para a Administração tomando por base as práticas do Fordismo.

Palavras-chave: Ford. Prática. Fordismo. Sucesso.

1 INTRODUÇÃO

Ford era chamado por alguns de Senhor trabalho, pois tinha a mente voltada para o mercado. Minha escolha por esse industrial norte-americano deve-se basicamente pelofato de ter seu nome relacionado á administração científica, dando a ela o status de ciência.
Este status foi alcançado pelo estudo do pensamento de alguns de seus criadores: Taylor, Fayol e Ford, homens que, cada um à sua maneira, contribuíram para a formação dos conceitos que até hoje são reconhecidos sob o ponto de vista acadêmico da administração.

A idéias de Henry Ford modificaram todo opensamento da época. Foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento ( e por conseqüência, dos produtos), forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho intelectual, uma vez que o operário não precisava pensar apenas fazer seu trabalho com o mínimo de movimentação possível.

Além disso, ele revolucionou otratamento aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles, segundo Ford ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, o poder de compra aumentaria.

Ford se norteava por alguns princípios, tais como: Fazer as coisas da melhor maneira possível; Distribuir, com clareza as responsabilidades; Escolher os servidores maiscapazes, não importa a que preço; Deduzir os juros na apreciação dos lucros e progredir sempre, para não retroagir.

O presente trabalho, enfoca alguns dos aspectos mais significativos da vida e obra de Henry Ford, da empresa que fundou e que leva seu nome até hoje, e procura mostrar a importância desta personalidade histórica para a Administração tomando por base as práticas do Fordismo.

2 OHOMEM

Ford nasceu em 30 de julho de 1863, em município rural a oeste de Detroit, no Estado de Michigan. Seu pai, William Ford, irlandês e sua mãe, Mary Litogot Ford nascida em Michigan tinham mais 4 filhos: Margaret Ford; Jane Ford, William Ford e Robert Ford.
Ford iniciou sua carreira em motores, na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muitahabilidade para inovar e procurava observar atentamente o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos .

A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford demonstrava interesse em diminuir o trabalho manual com o emprego de máquinas.

Em 1875, com doze anos, o contato com um veículo movido a vapor o levou a estudar os carrosautomotores.

Seu pai desejava que ele no futuro assumisse a fazenda, mas Henry não tinha gosto pelo trabalho agrícola. Aos quinze anos, ele tinha a reputação de reparador de relógios , tendo desmanchado e remontado as peças dos relógios de amigos e vizinhos.

Em 1879, com 16 anos, ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit. Trabalhou como aprendiz de operador de máquinas, na empresaJames F. Flower & Bros e depois na Detroit Dry Dock Co.

Em 1882, voltou para a fazenda da família e se tornar experiente na operação de motores a vapor portáteis da Westinghouse.

Aos 19 anos , Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e na montagem de locomoveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henry Ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry Ford
  • Henry Ford
  • Henry Ford
  • Henry ford

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!