Henry ford e o fordismo

Páginas: 3 (689 palavras) Publicado: 15 de maio de 2011
Henry Ford nasceu em 30 de junho de 1863, no estado do Michigan, filho de William Ford e Mary Litogot Ford. Iniciou sua trajetória com motores digamos assim, na fazenda de seu pai. Por causa disso,desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas.
Ford se casou com Clara Jane Bryant em 1888 e se sustentava com a exploração da fazenda e mantendo umaserraria, eles tiveram um único filho Edsel Bryant Ford.
Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, a fabrica fechou devido á discordância com os outros diretores em relação à adoção daprodução em massa como modelo padrão.
Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo a produção desses carros não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com aidéia e com outros 11 investidores e 28.00,00 dólares de capital, formaram a Ford Motor Company em 1903.
Ford maravilhou o mundo em 1914 pagando 5,00 dólares ao dia aos seus trabalhadores, com issoaumentou a produtividade. No dia 1º de outubro de 1908 o Ford Modelo T foi apresentado, ele tinha inovações importantes, como o volante no lado esquerdo,o carro era muito simples de se dirigir e suamanutenção era barata. Ford criou um sólido sistema de publicidade e por volta de 1918, metade dos carros na América do Norte eram modelos T. A alta produção conseguida por Ford tem como característicamarcante a escolha de uma única cor de veículo, que era preta. Em dezembro de 1918, Henry Ford transferiu a presidência da Ford Motor para seu filho Edsel Ford, entretanto retinha a autoridade dedecisão final.
Por volta da metade da década de 1920 as vendas do modelo T começaram a declinar devido à concorrência crescente. Outros fabricantes ofereciam planos de pagamentos pelos quais os clientespodiam comprar seus carros, que incluíam características mecânicas mais modernas e estilos não disponíveis no modelo T. Em 1926 com o enfraquecimento de vendas do modelo T finalmente convenceu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de Henry Ford e Fordismo
  • Henry ford
  • Henry Ford
  • Henry Ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry Ford

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!