Henry fayol

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
RESUMO
Henri Fayol foi um engenheiro francês, nascido em 1841. Aos 19 anos de idade ele já trabalhava em uma metalúrgica, onde surgiu a carreira de engenheiro administrador, desenvolvendo os seusconhecimentos como teórico de gestão. Passou por muitas batalhas e momentos altos e baixos na empresa e lutou mais de 30 anos para tirar a empresa onde trabalhava da falência.
Com toda essa experiênciade vida, Fayol tornou todos esses fatos em estudos e conclusões. Sendo considerado um dos primeiros teóricos da ciência da administração, com toda essa pratica e habilidade ele escreveu o livroAdministração Industrial e geral, reunindo as suas pesquisas e observações de acordo com os seus trabalhos e pensamentos. Para ele a administração não é nem um privilégio nem uma carga pessoal do chefe esim uma função que se reparte com outras funções especiais, entre a cabeça e os membros do corpo social.
Na obra de Henry Fayol - Administração Industrial e Geral, é dado enfoque para a funçõesadministrativas, que deve ser dividida proporcionalmente entre todos os integrantes da organização, independente da sua área de atuação. Conforme aumenta a dificuldade das atividades a serem realizadas naempresa, aumenta a demanda de capacidade administrativa para a realização das mesmas. Para o autor a necessidade de noções administrativas é geral, por isso ele sugere que essa matéria fosse estudadana formação inicial das pessoas. Segundo ele, o objeto da função administrativa são unicamente as pessoas, no mesmo sentido, ele afirma que os princípios da administração são flexíveis, pois oshomens e os elementos deles são variáveis e diferentes, além de serem ilimitados. A partir disso, ele sugere um modelo de hierarquia que contempla todas as variáveis, a propósito: comando, previsão,organização, coordenação e controle são palavras-chave nesta obra.
Enfim, o livro Administração Industrial e Geral aborda de uma forma abrangente, porém sem muitos detalhes, as maneiras de conduzir uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • henry fayol
  • Henry fayol
  • Henry fayol
  • Henry fayol
  • HENRY FAYOL
  • Henry fayol
  • Henry Fayol
  • Quem foi henry fayol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!