Henrique

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
O texto fala sobre a trajetória da construção da universidade européia, tendo início entre o final da Idade Média e a Reforma (entre os séculos XI e XV ). A Igreja Católica é a responsável por estaunificação do ensino superior em um só órgão, a "universidade".
 No Século XVI os movimentos Renascença, Reforma e Contra-Reforma inauguram a Idade Moderna, entretanto a universidade não acompanha osideais propagados por tais movimentos tornando -se dogmática.
  no Século XVIII o movimento iluminista questiona o saber medieval. A chegada do século XIX traz a industrialização e a entronizaçãoda universidade napoleônica na França caracterizada pela progressiva perda do sentido unitário  da alta cultura e a crescente aquisição do caráter profissional do Iluminismo.
Em 1810 Humboldt cria aUniversidade de Berlim ( Alemanha ). O cardeal Newman, fundador da universidade Dublin Irlanda em 1851 aspira com uma universidade de saber universal.
 Os objetivos principais da solidificação dauniversidade européia foram: o questionamento, a investigação, propostas de soluções de problemas levantados pela atividade humana, culminando em uma identidade e
auto-determinação social e políticado povo.

O livro "Fazer Universidade: Uma proposta metodológica" apresenta uma abordagem alternativa em comparação as abordagens tradicionais em metodologia científica. Fundamentalmente, os autoresvisam justificar o método científico por meio de uma análise epistemológica de suas práticas docentes.

O mérito deste livro é conseguir estabelecer relações claras e explícitas entre o papel dauniversidade, o conhecimento e os meios para obtê-lo. Inicialmente, busca-se estabelecer uma classificação epistemológica do conhecimento e sua difusão histórica, em contexto global e local. Nesteaspecto, os autores fazem uma análise interessante a respeito das limitações da difusão do conhecimento do país a partir de seu desenvolvimento colonial. Além disso, propõem reflexões a respeito da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • henrique
  • henrique
  • Henrique
  • henrique
  • Henrique
  • Henrique
  • Henrique
  • HENRIQUES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!