HENRI WALON E LEVI VIGOSTIKI

803 palavras 4 páginas
1º etapa
Quem foi Henri Wallon e suas contribuições para a educação
Nasceu em parís em 15 de junho de 1879 e faleceu em 1 de dezembro de 1962.Filósofo psicólogo, médico, politico francês e um marxista invicto, filho de Paul Alexandre Joseph e neto de Henri Alexandre Wallon, indentificou-se por seu trabalho cientifico sobre psicologia do desenvolvimento,devotado principalmente a infância.Por sua formação ocupou os postos mais altos no mundo universitário francês, onde liderou uma intensa atividade de pesquisa estava intereçado em compreender como se desenvolve a pessoa no conunto de todos os aspectos , afetivo,cognitivo,motor e etc.
Henri defende a idéia de que o processo de aprendizagem é dialético revitalizando direções e possibilidades.Wallon propõe o estudo da pessoa completa tanto em relações a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. O homem para Wallon,seria o resultado de influências sociais e fisiológicasdemodo que o estudodo psiquismo nao deconsidera nem um nem outro aspecto do desenvolvimento humano. Por outro lado para ele a petêncialidade psicológica depende especialmente da contexto sócio-cultural.Wallon acredita que o desenvolvimento ocorreria por uma secessão de estágios a maneira da teoria de Piaget, mas através de um processo assistemático e contino en que a criança ocila entre a afetividade e a inteligência. O desenvolvimento é movido por conflitos assimilação e equilibração na teoria piagetiana. Entretanto ao contrario de Piaget,Wallon acredtava que o processo não e tão e bem delimitado,mas constante podendo haver,inclusive regressão.
Wallon propõe o dialogo de sua teoria com outras perspectivas e campos teóricos como a neurologia,psicopatologia,antropologia e psicologia animal. Uma das contribições centrai de Wallon está em dispor de uma cenceituação diferencial sobre emoçaõ sentimentos e paixão, incluindo todas a s manifestações de um dominio funcional mais abrangente.
2º passo: conclusão pessoal
Tratar destas e de

Relacionados