Henri Wallon

Páginas: 14 (3380 palavras) Publicado: 17 de junho de 2014
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................
05
2 CONHECENDO HENRI WALLON..........................................................................
06
3 ABORDAGENS DE HENRI WALLON....................................................................
07
3.1 Psicogênese da PessoaCompleta............................................................................
07
4 ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO...............................................
09
5 AFETIVIDADE, EMOÇÃO E MOVIMENTO.........................................................
11
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................
13REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................
14





















1 INTRODUÇÃO

A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, ou seja, “o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar” (DANTAS, 1992 p.26). Nesse sentido, a teoria dodesenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa.
Em seus estudos, ao invés de separar, integrou os campos da inteligência, da afetividade e da motricidade, levando em consideração a criança e sua atividade a partir das suas reais condições de existência. Buscando compreender o psiquismo humano, Wallon volta sua atenção para a criança, pois é através dela que setorna possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. Em suma, investiga a criança nos campos de sua atividade e nos diversos momentos de sua evolução psíquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nas diferentes etapas, os vínculos entre cada campo e suas implicações com o todo, representado pela personalidade.
O presente trabalhotraz como objetivo principal esboçar a teoria do desenvolvimento humano de Henri Wallon, bem como os estágios desse desenvolvimento, baseados em estudos realizados por Wallon concentrados na criança contextualizada, onde o ritmo no qual se sucedem as etapas do desenvolvimento é descontínuo e marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas, provocando em cada etapa profundas mudanças nasanteriores.
Assim, a ênfase é para a integração entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva e motora na constituição da pessoa. O presente estudo está dividido em seis capítulos que trazem de forma ampla a teoria do desenvolvimento humano de Henri Wallon. O segundo deles nos convida a conhecer uma partícula da origem e história de Henri Wallon. O terceiro traz as abordagens de Wallonincorporando uma breve analogia entre psicogênese da pessoa completa e psicogênese genética, bem como as idéias básicas da teoria desenvolvida por esse psicólogo. No quarto capítulo serão detalhados os cinco estágios do desenvolvimento do ser humano, o quinto trará uma abordagem sobre afetividade, emoção, movimento e a formação do “EU”.
Por fim e não menos importante teremos as consideraçõesfinais, seguidas das referências bibliográficas.



2 CONHECENDO HENRI WALLON

Henri Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em Filosofia, pela Escola Normal Superior e posteriormente em Medicina e Psicologia. Atuou como médico psiquiatra na Primeira Guerra Mundial, do ano de 1914 a 1918, ajudou a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos, enfrentou grandes dificuldades duranteesse período, no entanto foi bem sucedido.
Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança, nesse período seu interesse pelo desenvolvimento humano começa a ser demonstrado. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice presidente do Grupo Francês de Educação Nova, uma instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henri wallon
  • Henri wallon
  • Henri Wallon
  • Henri wallon
  • Henri Wallon
  • Henri Wallon
  • Henri Wallon
  • Henri Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!