Henri Wallon - Resumo

Páginas: 2 (403 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Henri Wallon

"A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas.".

"O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude deuma necessidade interna.". 

( Principais frases do psicólogo).


Ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.  Em 1947, propôs mudançasestruturais no sistema educacional francês. Tinha em sua mente que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar.

As transformações fisiológicas para Henri Wallon, revelam traçosimportantes de caráter e personalidade.

As emoções – têm papel no desenvolvimento do aluno, que exterioriza seus desejos e suas vontades por meio delas. As emoções dependem fundamentalmente da organizaçãodos espaços para se manifestarem.

O movimento - A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação. As escolas infelizmenteinsistem em imobilizar as crianças em uma carteira, limitando justamente a manifestação de suas emoções e dos seus pensamentos, tão necessários para o desenvolvimento completo da criança como pessoa. A inteligência - o desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciações com a realidade exterior. Pode se tornar conflito permanente entre dois mundos, ointerior (mundo da imaginação) e o real. É na solução dos confrontos que a inteligência evolui. Wallon diz que o sincretismo, a mistura de ideias num mesmo plano, bastante comum nessa fase, é fatordeterminante para o desenvolvimento intelectual. Daí se estabelece um ciclo constante de boas e novas descobertas.

O Eu e o Outro - A construção do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outro,principalmente quando a criança vivencia a crise de oposição, em que a negação do outro funciona como instrumento de descoberta de si própria. Isso se da aos 3 anos de idade: Manipulação (agredir ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henri wallon
  • Henri wallon
  • Henri wallon
  • Henri wallon
  • Henri Wallon
  • Henri Wallon
  • Henri wallon
  • Henri Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!