henri Pirenne

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Henri Pirenne












Sofia Correia nº26
Tema: O Comércio
Titulo: O Renascimento do Comércio
Autor: Henri Pirenne
Localização: As Cidades da Idades Média, Capitulo IV- “O Renascimento do Comércio”
Desenvolvimento:
O renascimento do comércio na idade média beneficiou principalmente as cidades italianas, alguns dos motivos foram:
Localização geográfica favorável (MarMediterrâneo);
Fortalecimento das ligações comerciais com o Oriente, durante a 4ª cruzada, onde se obteve o direito a distribuição de mercadorias orientais pelo continente europeu
Na Europa Setentrional, o comércio ampliou-se na região dos mares Báltico e do Norte, destacando-se a região dos Flandres, devido sua produção de lã. 
As regiões norte e sul da Europa foram interligadas pelas actividadescomerciais através de rotas terrestres e fluviais
A Europa colonizou-se a si próprio, graças ao aumento dos seus habitantes. Em toda a Europa se fazia sentir um aumento da população o que permite dar rendimentos a terrenos improdutivos.
Vivia-se numa época de paz e numa época de boas colheitas. Por isso o aumento da população.
Este renascimento começou em sítios como Veneza e Itália e pelonorte Flandres.
Veneza foi o primeiro lugar na Europa onde o comercio se fez sentir, pois esta apresenta caracteres exclusivamente comercial.
O poderio de Veneza fez tantos progressos maravilhosos como a sua riqueza. Era impossível que o poderoso movimento económico de que Veneza era contra não se comunica-se aos países italianos.
Assim estabeleceu relações com Pavia o que possibilitou o direito detraficar livremente, primeiro com as cidades italianas.
Muitas cidades despertaram graças a Veneza. Todas se apressam para participar no tráfico de que Veneza era exemplo.
A partir do século XII as feiras de flandres atraiam já um número considerável de pesos. A situação geográfica de Flandres colocava-a com efeito, numa situação maravilhosa para se tornar a via ocidental do comércio dos maresdo Norte. Entre as causas da importância comercial que tão cedo caracterizavam Flandres, a existência nesse país de uma industria indígena, capaz de fornecer aos barcos que há abordavam um precioso frete de retorno. Quando um cai outro se levanta! Quando Champagne começou a cair, Flandres tomou a frente nos negócios. Passou a ser o principal núcleo comercial do mar do Norte e  do mar Báltico.Sendo a região mais destacada comercialmente. As cidades principais de comércio foram Bruges e Antuérpia. Com o aumento das atividades comerciais, surge os “defensores” dos interesses dos comerciantes:
Ligas  ou  Hansas: estas defendiam os interesses dos comerciantes de várias cidades. As primeiras foram formadas no século XII e cuidavam do comércio em larga escala ( o que hoje poder ser o comérciopor atacado).
A liga de maior destaque foi a Liga Hanseática, que incluía comerciantes alemães. Com cerca de 80 cidades, entre elas Hamburgo e Dantzig.
O comercio e a Industria uniram-se para dar á região flamenga a partir do século X, uma actividades económica que não mais deveria deixar de se desenvolver. As grandes cidades comerciais foram relativamente raras nas províncias ocidentais doImpério Romano. A expansão comercial que começou pelos dois pontos graças aos quais a Europa se encontrava em contacto através de Veneza e de Flandres com o Mundo oriental, espalhou-se como uma epidemia por todo o continente.
Conclusão:
Ao ler este capítulo aumentei os meus conhecimentos, nomeadamente, sobre o comércio. Não foi muito complicado perceber, pois já tínhamos estudado esta matéria, porisso facilitou a compreensão do Texto.
Conclui que o desenvolvimento da agricultura provocou, também, uma explosão comercial. O homem de uma certa comunidade já não consumia tudo que produzia. O excedente de produção começou a ser trocado pelo excedente de outras comunidades.  O comércio a principio local, tornou-se regional e, depois, evoluiu para um comércio a grandes distâncias: terrestre,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • henri pirenne
  • obra de Henri Pirenne
  • PAPEL DO COMÉRCIO NA TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO SEGUNDO HENRI PIRENNE
  • Henri
  • Henri
  • Henri
  • Henri
  • Henri

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!