Henri Fayol Administra o1

769 palavras 4 páginas
HENRI FAYOL
“Quem foi e qual sua teoria”.

Nome: Jules Henri Fayol
Nascido em 29/07/1841 em Constantinopla (hoje Istambul)

Fayol foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios, na qual defendiam que os mesmos princípios poderiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo (comerciais, industriais, governamentais, políticos ou mesmo religiosas) contribuindo assim para a difusão das doutrinas administrativas.
Seu trabalho teve como foco a empresa como um todo, ou seja, procurou cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por outros grandes teóricos da administração como Taylor (trabalhador) e Ford (dono), optou por utiliza a visão de gerente ou diretor.
Uma das grandes contribuições de Fayol foi à teoria criada e desenvolvida para abordagem, que conhecemos como Gestão Administrativa ou Processo Administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão que poderia ser ensinada com base na Teoria Geral da Administração.
Outra contribuição da teoria de Fayol foi a de identificação das principais funções administrativas: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar (POCCC).
Segundo Fayol a função do gerente ou diretor é distinta das operações técnicas da empresa, com isto contribuiu para tornar mais nítido o papel dos executivos em uma organização. Identificou catorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz e gere resultados satisfatórios:
1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;
2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de

Relacionados

  • MORGAN GARET IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
    145024 palavras | 581 páginas