hendoismo

484 palavras 2 páginas
• Hendoismo
Derivado da palavra grega hedonê, que significa prazer e vontade, o Hedonismo é uma filosofia que coloca o prazer como bem supremo da vida humana. Alguns de seus representantes mais antigos são Aristipo de Cirene e Epicuro. A escola filosófica do hedonismo baseia-se em duas concepções de prazer: a primeira toma-o como critério das ações humanas; a segunda considera-o como único valor supremo. Esta divisão reflete a ambiguidade do conceito da palavra, permitindo várias classificações desta doutrina que tem diversas escolas diferentes.
Considerado o pai do hedonismo, Aristipo de Cirene fazia uma distinção entre os dois lados da alma humana. Para ele, existia o movimento suave da alma, que seria o que chamamos de prazer, e o movimento áspero da alma, ou seja, a dor. Aristipo concluiu que, independente de sua forma e origem, o prazer tem sempre o objetivo de diminuir a dor, sendo o único caminho para a conquista da felicidade. O filósofo ainda afirma que o prazer do corpo é o sentido da vida. Esta ideia é defendida por outros hedonistas clássicos como Teodoro de Cirene e Hegesias de Cirene.
“Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. (Lc 17:27).
Hedonismo em filosofia significa “a busca desenfreada do prazer”. Vivemos tempos em que o prazer ocupa todo o interesse da mídia, dos governos, das igrejas.
Na mídia: façamos um cálculo do conteúdo dos jornais, das páginas noticiosas e dos noticiários de TV e programações disponíveis: mais de 70% da temática gira em torno de sexo, compras, viagens, banalidades, músicas de agitação, culinária exótica, pesca esportiva, esportes caríssmos e alienantes etc. O gasto das verbas governamentais: sob o pretexto da criação de empregos o dinheiro, que deveria ser gasto em saneamento, segurança, educação, é consumido em espetáculos de entretenimento, construção de estádios, pagamento de shows, produção de cartilhas favorecendo grupos de

Relacionados

  • Gênero dramatico
    4516 palavras | 19 páginas