hemostasia

Páginas: 7 (1637 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
HEMOSTASIA

A hemostasia é a manutenção da homeostasia do sistema sanguíneo. Isso consiste na interrupção fisiológica de hemorragias, evitando perdas de sangue e lesões vasculares, e também na manutenção da fluidez do sangue, evitando a formação de trombos.
Em um indivíduo hígido entende se que há um equilíbrio na manutenção do sangue em sua forma líquida e na sua capacidade de formar trombosem um ponto de lesão da árvore circulatória (evitando perdas de sangue ou lesões mais extensas). Qualquer desequilíbrio nos fatores que contribuem para a hemostasia pode provocar doenças hemorrágicas ou trombofílicas.
Apesar de serem descritos como separados, a hemostasia primária e secundária são eventos estreitamente ligados entre si. Por exemplo, as plaquetas ativadas aceleram a coagulaçãosanguínea, e os produtos de reação da coagulação (ex.: trombina) induzem a atividade plaquetária.
Embora eventos trombóticos sejam essenciais para interromper o sangramento após uma lesão de parede vascular, as reações hemostáticas são prejudiciais quando ocorrem desordenadamente. As células endoteliais que revestem o lúmen dos vasos suprimem as reações hemostáticas pró-trombóticas por:

Separarfisicamente as substâncias trombogênicas subendoteliais do sangue.
Sintetizar e liberar prostaciclina (PGI 2), uma prostaciclina que diminui a resposta plaquetária a estímulos ativadores.
Mecanismos de regulação da hemostasia: trombomodulina e sítios de ligação que potencializam a antitrombina III.


HEMOSTASIA PRIMARIA

Processo de formação do tampão plaquetário no local da lesão. Ocorredentro de poucos segundos após uma injúria endotelial e é de suma importância para interrupção da perda sanguínea.
A hemostasia primária exige três eventos fundamentais:
Aderência plaquetária
Liberação dos grânulos
Agregação plaquetária.
A aderência plaquetária ocorre sobre o colágeno da superfície subendotelial (endotélio lesado). Glicoproteínas (Gp) da superfície plaquetária são mediadorasda adesão e ativação plaquetária. A interação entre Gp plaquetária e o colágeno (adesão) é estabilizada pelo fator de Von Willebrand.
A ativação plaquetária é regulada por alterações nos níveis dos nucleotídeos cíclicos, o influxo de cálcio, na hidrólise de fosfolipídios de membrana e na fosforilação de proteínas intracelulares. A ativação leva à remodelagem do citoesqueleto (mudança de forma), àativação da via da ciclooxigenase (produção de tromboxano A2) e liberação do conteúdo dos grânulos plaquetários (corpos densos e grânulos alfa).
A liberação do conteúdo plaquetário irá colaborar com a formação do trombo primário, além de ativar o sistema de coagulação e estimular o crescimento e reparação do endotélio lesado.
Os grânulos alfa e os corpos densos têm como conteúdo: fator de VonWillebrand, fibronectina, fibrinogênio, trombospondina, heparinase, ADP, cálcio, serotonina, fatores de coagulação V e VIII, fator de crescimento derivado de plaqueta (PDGF-platelet derived growth factor).
Embora a hemorragia cesse devido à hemostasia primária, a força do fluxo sanguíneo geralmente é suficiente para desfazer o tampão primário/plaquetário. Daí a importância do sistema da coagulaçãopara a formação de um coágulo estável de fibrina, ou tampão hemostático.

HEMOSTASIA SECUNDARIA

Consiste nas reações plasmáticas dos sistemas de coagulação, anticoagulação e fibrinólise. Esses sistemas irão atuar no trombo para torná-lo estável.


MECANISMO DE COAGULACAO

Durante a hemostasia primária são formadas rolhas plaquetárias frouxamente agregadas que precisam ser consolidadasem rolhas estáveis. A trombina será imprescindível na geração de fibrina, que reforçará o trombo hemostático.
O mecanismo de coagulação é composto por substâncias que circulam na forma inativa e que precisam ser ativadas. A finalidade desse mecanismo é, em última análise, gerar trombina. As reações de ativação da coagulação são didaticamente divididas em duas vias de diferente início: a via...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hemostasia
  • hemostasia
  • Hemostasia
  • Hemostasia
  • hemostasia
  • Hemostasia
  • Hemostasia
  • Hemostasia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!