Hemorridectomia

2373 palavras 10 páginas
Dr. Derival Santos
Coloproctologia
Hemorróidas
Introdução:
Correspondem as veias canal anal e reto. Existem em maior ou menor grau em todas as pessoas, sendo a maioria assintomática. A tendência atual, em Coloproctologia, é a de considerar como portadores da Doença Hemorroidária as pessoas em que a dilatação varicosa destas veias é o suficiente para provocar algum sintoma.

Etiopatogenia:

As hemorróidas se formam com a congestão e a hipertrofia progressivas das veias hemrroidárias. O esforço evacuatório promove a congestão das veias hemorroidárias, que rapidamente se esvaziam após a passagem das fezes. Como conseqüência da constipação intestinal, o esforço prolongado para a defecação mantém estas veias para fora do ânus, agravando e acelerando o desenvolvimento das hemorróidas; também ocorre durante a gravidez e nos halterofilistas pelo aumento da pressão intra-abdominal. A hereditariedade é um fator importante na gênese das hemorróidas, sendo comum observar o relato de vários casos em uma mesma família.

Classificação:

Internas - estão localizadas dentro do canal anal e são revestidas por mucosa.
Externas - estão localizadas fora do canal anal e são revestidas pela pele.
Mistas associação das internas e externas.

As hemorróidas internas são classificadas em:

1º grau - hemorróidas internas que ao evacuar e aos esforços físicos sangram sem exteriorizar-se pelo anus.

2º grau - hemorróidas internas que ao evacuar e aos esforços físicos sangram e exteriorizam-se pelo anus e retornam espontaneamente para o interior do ânus cessando os esforços.

3º grau - hemorróidas internas que ao evacuar e aos esforços físicos sangram e exteriorizam-se pelo anus, necessitando da redução digital para o interior do ânus.

4º grau - hemorróidas internas que estão permanentemente exteriorizadas sem a possibilidade de ser recolocados para o interior do ânus.

Quadro clínico:
Externas: Trombose hemorroidária externa - normalmente é o sinal

Relacionados