Hemoglobina glicada hb1ac

3067 palavras 13 páginas
Doença de Huntington
A doença de Huntington é uma doença hereditária (Que passa de pais para filhos).
É causada por uma mutação num gene e pode afetar tanto homens como mulheres. A doença afeta as capacidades motoras individuais e também as capacidades intelectuais e emocionais, devido à deterioração das respectivas áreas cerebrais.
A doença caracteriza-se existencialmente por descoordenação na marcha, na fala e alterações no olhar. Com a progressão da doença os doentes têm dificuldades na execução da vida diária, como p.ex. impossibilidade de controlar o movimento, andar a pé, de deglutir os alimentos e dificuldade na linguagem.
Porque é que se colocou o nome de "doença de Huntington"?
O nome foi dado em lembrança ao médico que primeiro descreveu a doença. O Dr. George Huntington descreveu esta doença em 1972 enquanto médico em Long Island (E.U.A.). No passado esta doença era conhecida como Coréia de Huntington ou abreviado C.H., mas agora é chamada doença de Huntington ou DH, porque a coreia (orig. da língua grega = dançar, movimentos involuntários) apenas descreve um dos sintomas da doença.
Qual é a origem desta doença?
A DH é causado pela alteração em um gene do Cromossomo-4. É sabido que a alteração neste gene pode conduzir a desordens nas células em determinadas áreas cerebrais.
Os cientistas levaram dez anos a descobrir essa alteração no gene do cromossomo-4, o que sucedeu em 1983. Em todo o mundo laboratórios e cientistas trabalham em projectos para descobrir meios de se controlar os efeitos do gene mal-funcionante.
Poderá o gene ser detectado?
A doença transmite-se de pais para filhos, com um risco de 50 por cento. Se há alteração do gene num progenitor então qualquer criança (de sexo feminino ou masculino) tem 50 por cento de chance de herdar a doença. Se um indivíduo não tem este gene anômalo não o poderá passar para os seus filhos. A DH não salta uma geração.
Desde 1993 existe um teste genético disponível para saber se existe ou não este

Relacionados

  • Relatório de Análises Clinicas
    7131 palavras | 29 páginas
  • Introdu O
    11749 palavras | 47 páginas
  • Estrategias Cuidado Pessoa Diabetes Mellitus Cab36
    44528 palavras | 179 páginas