Heminolepíase

6253 palavras 26 páginas
Rev Dor, 2009; 10: 3: 276-285

ARTIGO DE REVISÃO

Nutrição funcional no paciente com dor crônica*
Functional nutrition in chronic pain patient
Elisangela Felix Carneiro Brioschi1, Marcos Leal Brioschi2, Lin Tchia Yeng3, Manoel Jacobsen Teixeira4
*Recebido do Centro Multidisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), São Paulo, SP.

RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A maioria dos compêndios médicos não dá prioridade às intervenções nutricionais, não farmacológicas e outras não cirúrgicas, apesar da efetividade ser bem documentada em revistas conceituadas. O objetivo deste estudo foi rever e apresentar as medidas nutricionais atuais que podem ser aplicadas complementarmente para minorar e tratar disfunções musculoesqueléticas dolorosas.
CONTEÚDO: A nutrição funcional aborda o paciente com dor musculoesquelética avaliando sistematicamente o estresse oxidativo e metabolismo; a regulação hormonal e de neurotransmissores; a digestão, absorção e integridade da barreira intestinal; o suporte imunológico; a integridade estrutural do indivíduo; a destoxificação e biotransformação hepática; o processo inflamatório e o equilíbrio psicológico e emocional do paciente. Na abordagem nutricional funcional, opta-se então, por condutas que inibam os desencadeadores e por nutrientes que modulam os mediadores, procurando restabelecer o equilíbrio funcional de cada sistema.

1. Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica pela UFPR.
Pós-Graduanda do Curso de Especialização Lato Sensu em
Nutrição Clínica Funcional Dra. Valéria Pascoal.
2. Especialista em Cirurgia Geral e Medicina Legal. PósDoutor pelo HC-FMUSP. Atuação em Diagnóstico por Termografia Infravermelha no Hospital 9 de Julho, SP.
3. Médica Fisiatra, Professora Doutora. Médica Assistente do Centro de Dor do HC-FMUSP.
4. Neurocirurgião, Professor Titular da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP.
Chefe do

Relacionados

  • Doenças relacionados à RSU
    559 palavras | 3 páginas