Hematologia

Páginas: 37 (9072 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE
BRUNO RIZZO OSTERNACK 

HEMATOLOGIA I

CURITIBA
2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE
PAULA APARECIDA BARBIOT

HEMATOLOGIA:
Hemácias, Anemias, Leucócitos na fase Aguda e Crônica, Coagulação Sanguinea

CURITIBA
2013

INTRODUÇÃO

Hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima(de haimatos), "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso".
A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
HEMATOPOIESE é o processo de substituição das células sanguíneas,que ocorrem nos chamados órgão hematopoiéticos, que compreendem a medula óssea e o sistema linfóide.
MEDULA ÓSSEA é o mais importante órgão da gênese das mais diversas células sanguíneas pois lá estão as células tronco que dão origem a células progenitoras de linhagens mielocíticas, linfocítica, megacariócitos e eritroblastos.
LINHAGEM MIELOCÍTICA compreende os granulócitos polimorfonucleados(neutrófilo, eosinófilo e basófilo) e monócitos. Quando os monócitos migram para os tecidos se transformam em macrófagos, que são células com alto poder de fagocitose.
LINHAGEM LINFOCÍTICA engloba os linfócitos T e B.Os linfócitos B saem maduros da medula óssea enquanto os linfócitos T precisam migrar para o Timo onde irão sofrer o processo de maturação.Os linfócitos B ainda se diferenciam emplasmócitos quando encontram um antígeno num órgão linfóide secundário e secretam anticorpos nos tecidos
Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas.
MEGACARIÓCITO partes de seu citoplasma dão origem às plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.
ERITROPOIESE é o processo de produção de eritrócitos.Em humanos adultos, a eritropoiese ocorre na medula óssea, mas feto e em situações especiais como anemias severas pode ocorrer em outros órgãos, principalmente no fígado e no baço.
ERITROBLASTO origina as hemácias do sangue, que atuam nas trocas gasosas.
Entre os componentes celulares do sangue se encontram:
Glóbulos vermelhos (hemácias) encarregados de transportar o oxigênio para todo ocorpo por meio da hemoglobina
Glóbulos brancos (leucócitos) que atuam na defesa do organismo frente a agentes estranhos
Plaquetas que são responsáveis por produzir os fatores de coagulação do sangue
A falta ou deficiência de algum desses componentes altera o funcionamento do sangue e de todo o organismo. A alteração de algum dos parâmetros normais do sangue pode ser indício de algum problema emoutro lugar do organismo.

As análises do sangue podem incluir, entre outros fatores:
* Contagem de glóbulos vermelhos e hematócritos.
* Contagem de glóbulos brancos.
* Determinação da hemoglobina.
* Tempo de coagulação e fatores de coagulação.
* Fórmula leucocitária (contagem diferencial de leucócitos).
* Determinação de grupo e fator sanguíneo.
* Níveis de ferro,vitaminas, proteínas e de gordura.
* Anticorpos específicos (proteínas de defesa)
Exemplos de anomalias mais tratadas pelos hematólogos são os transtornos de coagulação, as anemias (baixa quantidade de glóbulos vermelhos e/ou hemoglobina), a leucemia (câncer), imunodeficiências (diminuição das defesas) e as doenças auto-imunes, dentre outras.

HEMÁCIAS
Hemácias são unidades morfológicas dasérie vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³,1 em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas proteicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro (cada íon ferro é capaz de se ligar frouxamente a dois átomos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hematologia
  • hematologia
  • hematologia
  • hematologia
  • Hematologia
  • Hematologia
  • hematologia
  • Hematologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!