hemapoese

2601 palavras 11 páginas
O JATOBÁ MEDICINAL
Hymenaea courbaril
Descrição : Da família das Caesalpiniaceae. Também conhecida como árvore-copal-do-brasil, farinheira, imbiúva, jabotii-timbaí, jassaí, jatabá-trapuca, jataí, jataíba, jataíba-peba, jataíba-uva, jataici, jataipeba, jataí-amarelo, jataúba, jatel, jati, jatobá-de-anta, jatobá-de-porco, jetaí, jetaíba, jitaí, jutaí, jutaí-açu, juteí, jupiti, pão-de-ló-de-mico, South America locust (inglês); guapinol, algaborro, azucar huayo (espanhol).
Árvore bem deseonvolvida, muito esgalhada e frondosa. Suas folhas são compostas de 2 folíolos.
As flores do Jatobá - As flores, de cor esbranquiçada, nascem nas pontas dos ramos, no formato de cachos.
O fruto do Jatobá - Os frutos têm o formato de vagebs oblongas, com casca de cor castanho-avermelhado, apresentando várias sementes cobertas por uma polpa de cor amarelo-pálida, farinácea, bem adocicada e mucilaginosa.
O tronco do Jatobá - O tronco e os ramos secretam uma seiva, que é uma goma resinosa, que goteja em grande quantidade no solo, onde se petrifica tomando formas diversas, semelhantes às do cristal , ambaçadas por fora e brilhantes por dentro.
Pode-se obter essa seiva perfurando o tronco na base.
Reprodução : Reproduz-se por sementes, de preferência em solos úmidos e argilosos.
Plantio : Multiplicação: por sementes (mudas);
Cultivo: planta brasileira encontrada de SP à Amazônia. Prefere solos argilosos e úmidos. Planta-se na primavera no espaçamento de 8m X 8m.
Colheita: seiva (quando a árvore estiver adulta) e casca durante a floração.
Parte utilizada: seiva, semente, casca, folhas.
Habitat: Encontrada nas Guianas e no Brasil aparecendo em todo o país em matas de terra firmes, em solo argiloso. É encontrada principalmente no cerrado e comumente em matas, capoeiras e em redutos florestais.
História: E usado na medicina popular e como alimento há centenas de anos. O nome tupi "vataiwa" significa árvore de fruta dura. O nome científico faz alusão às suas folhas

Relacionados