helysson

317 palavras 2 páginas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
As relações internacionais contemporâneas têm se caracterizado por importantes eventos e processos que têm afetado de forma crescente as relações de poder tanto na cenainternacional quanto na vida doméstica dos Estados.
O crescente nível de internacionalização das sociedades e das economias nacionais, a transcendência dos processos de integração regional, aliberalização dos mercados consumidores – entre outros importantes processos – despertam atenção crescente tanto entre acadêmicos e estudiosos, quanto das empresas públicas e privadas, das organizaçõesnão-governamentais, uma vez que as suas estratégias são mais e mais dependentes de tais processos. Está claro que compreender as dinâmicas internacionais contemporâneas significa entender os fatores queatuam como constrangimentos da vida econômica, política e social do Brasil. Na atualidade, a realidade internacional se faz presente, nos mais diferentes aspectos associados ao trabalho profissional emespecial o comportamento dos mercados e as tendências econômicas, sociais e políticas que definem problemas e oportunidades para as sociedades.
O estudo de relações internacionais está hoje emevidência devido às profundas transformações que vêm marcando o sistema internacional, em decorrência do fim do conflito bipolar, resultado da aceleração dos fenômenos da trans-nacionalização/globalização eda fragmentação sociocultural. Abrem-se novos campos de estudo, inauguram-se novos projetos de pesquisa e o movimento de importação de teorias e problemas de outras ciências sociais aumenta. Porém, acrise das estruturas de autoridade baseadas no Estado Nação, o questionamento da hegemonia do paradigma realista e a tendência a uma maior interdisciplinaridade geram uma crise de identidade entre osespecialistas.
Neste artigo, busco explicitar três tendências que considero centrais para o trabalho dos estudiosos do sistema político internacional nos anos 90, e que podem ser observadas

Relacionados

  • 3 Chamada Da Lista De Espera SiSU UFPB 1 2015
    43556 palavras | 175 páginas
  • habitat natural.
    59794 palavras | 240 páginas