Helicobacter Pylori

Páginas: 4 (783 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
 A descoberta do Helicobacter pylori
        O enigma a que se referia Wangensteen foi esclarecido no início dos anos 80 com a notável descoberta por Marshall e Warren (30), do Helicobacter pylorie sua ação patogênica, como a principal causa da fragilização da mucosa e a produção da úlcera péptica. Esta descoberta foi recebida, de início, com ceticismo e incredulidade, pois não se admitia quequalquer bactéria pudesse colonizar-se em meio ácido como o do estômago. Os achados ocasionais de bactérias na mucosa gástrica eram atribuídos a germes deglutidos, de passagem pelo estômago, comensaisinofensivos, ou secundários à inflamação devida a uma lesão preexistente.
        Diversos autores haviam relatado anteriormente a presença de bactérias com a morfologia de espiroquetas no estômagohumano e de animais, sem, contudo, estabelecer sua patogenicidade como causa de gastrite crônica e úlcera péptica no homem (29).
        Experimentalmente, Kasai e Kobayashi, em 1919, conseguiramproduzir úlceras em coelhos, com injeções de espiroquetas isolados do estômago do gato (24). Também Hoffmann, em 1925, produziu úlcera em cobaias e isolou uma bactéria que admitiu ser ulcerogênica(23).
        Em 1940, Freedberg e Baron descreveram a presença de bactérias morfologicamente identificáveis ao Helicobacter pylori na mucosa gástrica, em peças cirúrgicas de 40% dos casos submetidos àgastrectomia por câncer ou úlcera péptica (16).
        Interessando-se pelo tema, Ediee Palmer investigou a presença de bactérias em biópsias gástricas obtidas por sucção em 1.000 casos, não asencontrando. Atribuiu os achados de Freedberg e outros patologistas, à contaminação por espiroquetas da boca (37).Dada a autoridade de Palmer como expoente da gastroenterologia mundial, seu trabalhopublicado em 1954, desencorajava novas pesquisas sobre o tema. Generalizou-se a crença de que as bactérias não podem sobreviver no meio ácido do estômago.
        Verificou-se, posteriormente, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Helicobacter Pylori
  • Helicobacter pylori
  • Helicobacter pylori
  • Helicobacter pylori
  • Helicobacter pylori trabalho
  • Trabalho helicobacter pylori
  • Bactéria HELICOBACTER PYLORI
  • Helicobacter pylori

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!