Heitor Villa Lobos

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
HEITOR VILLA-LOBOS
Compositor, 1887-1959
QUANDO TUDO ACONTECEU...

1887: Nasce no Rio de Janeiro a 5 de Março. - 1897: Aprende violoncelo com o pai. - 1903: Aperfeiçoa a técnica de violoncelo com Breno Niemberg. - 1905: Começo de uma vida errante pelo Brasil de Norte a Sul, que durará 8 anos. - 1907: Curta passagem pelo Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, tendo aulas de Harmoniacom Frederico Nascimento. - 1913: Fixa-se no Rio de Janeiro. Ganha a vida a tocar em teatros de revista e de opereta. - 1915: Realiza o primeiro concerto de obras suas, dando início ao modernismo brasileiro. - 1918: Acaba a ópera Izaht. - 1919: Apresenta o Quarteto Op. 15 em Buenos Aires. Compõe a suite para piano Prole do bebé. - 1922: A Semana da Arte Moderna de São Paulo consagra-o comocompositor. - 1923: Viagem à Europa. Paris passa a ser a sua segunda cidade. – 1924: Consagração em Paris. O pianista Arthur Rubinstein interpreta Prole do bebé. - 1926: Realiza três festivais sinfónicos para a Associação Wagneriana de Buenos Aires. - 1927: Volta à Europa. Dirige obras suas à frente das mais prestigiadas orquestras europeias. Em Lisboa dirige a Sinfónica portuguesa. É professor decomposição do Conservatório Internacional de Paris e faz parte do Comité d’Honneur. - 1930: Regressa ao Brasil. Compõe os Choros. Apresenta programa educacional. Dá concertos em S. Paulo. Compõe as Bachianas Brasileiras. - 1932: É nomeado para dirigir a Superintendência da Educação Musical e Artística. - 1936: Casa com a jovem cantora Arminda Neves de Almeida. - 1937: É membro honorário da Academia deSanta Cecília de Roma. - 1942: Dirige o Conservatório Nacional de Canto Orfeónico. Cria a sua própria orquestra sinfónica. - 1943: É nomeado Doutor em Música Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque e também pela Universidade de Los Angeles. - 1945: Fundador e presidente da Academia Brasileira de Música. - 1947: Ganha o prémio do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura. - 1948: Asua ópera Malazarte é estreada nos Estados Unidos. - 1954: Visita Israel a convite do governo de Tel-Aviv de que resulta a obra A odisseia de uma raça. - 1959: Morre no Rio de Janeiro a 17 Novembro.
Villa Lobos foi um importante compositor brasileiro, além de instrumentista, regente e professor de música. Durante sua vida, criou cerca de mil obras. Cirandas, choros, sinfonias, música de câmara,óperas e outros gêneros musicais — em tudo o que compôs, imprimiu uma marca de brasilidade.
Infância musical
Heitor Villa Lobos nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras, em 1887. Na infância, era carinhosamente chamado de Tuhu. Era de uma família humilde de origem espanhola. O pai, Raul, trabalhava na Biblioteca Nacional e escrevia livros didáticos. Músico amador, ele era um apaixonadopor violoncelo. A mãe, Noêmia, era filha de um compositor de música de baile, mas queria que o filho fosse médico.
Tuhu passou os tempos de menino fascinado pelas músicas tocadas também por sua tia Zizinha, que era pianista. Cresceu numa casa em que saraus de música eram frequentes. Com 5 anos de idade, o menino começou a aprender violoncelo com o pai, que morreu quando ele tinha 12 anos. Aindana infância, também Tuhu aprendeu clarinete.
Conhecendo o Brasil
Na juventude, Villa-Lobos vendeu a valiosa biblioteca do pai para viajar pelo interior do país. Foi nesse período que tomou contato com diferentes instrumentos brasileiros, com o improviso dos músicos repentistas do Nordeste e com as tradicionais cantigas de roda. Assim, foi conhecendo o Brasil e as expressões artísticas naturais dopovo, com elementos indígenas e folclóricos. Tudo isso contribuiu para que suas composições tivessem traços marcadamente brasileiros. Mas os críticos da época achavam que suas obras eram ousadas e “modernas” demais. Villa-Lobos estava à frente de seu tempo.
Durante a Semana de Arte Moderna de 1922, as composições de Villa-Lobos foram marcantes na programação. Contam que entrou no palco de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Heitor Villa Lobos
  • Heitor Villa Lobos
  • Biografia heitor villa lobos
  • Heitor Villa Lobos
  • Heitor Villa Lobos
  • Heitor villa lobos
  • Heitor Villa-Lobos
  • Heitor villa lobos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!