heidegger ang stia e inaut nticidade

1376 palavras 6 páginas
a) A existência inautêntica

A primeira característica do dasein é estar no mundo, campo no qual é confrontado por diversas possibilidades. O dasein está-no-mundo, mas é algo distinto dele. O ser-no-mundo implica em relação existencial com o mundo e não simplesmente física. Heidegger afirma que a filosofia grega desenvolveu-se em termos de substância e extensão, esquecendo-se que tais entes possuíam caráter pragmático. Os objetos estão ao meu dispor, presentes nas preocupações pragmáticas, antes de serem alvos de contemplação e observação. Os objetos estão primeiro em minha mão para depois serem elevados aos olhos. A coisa em si é instrumento em potencial.
Esta compreensão do mundo opõe-se à compreensão grega. A concepção grega afirma o cosmos como unidade, regido por leis universais que devem ser descobertas pelos seres humanos. Cada acontecimento está de acordo com leis que dão unidade ao cosmos e o organizam. Os seres humanos, assim como os deuses, estão sujeitos a essas leis, que, por serem eternas, “o ser humano é eterno quando participa nelas” e “entende o mundo como unidade invadida pelo poder divino, e o ser humano incorporado no cosmos e protegido nele, caso entenda seu lugar próprio e afirme a ordem do mundo, que é idêntica à lei do seu ser” Nesta concepção de mundo, a existência individual e concreta é relegada a segundo plano. O ser humano considera-se parte do mundo e acaba se perdendo. Contrariando esta interpretação, o conceito existencial de mundo possui dois aspectos: a) o mundo é instrumental que se relaciona com preocupações práticas do dasein; b) o mundo sempre ameaça a existência humana.
Segundo Heidegger, na existência inautêntica, o dasein é absorvido na sua preocupação com o mundo e procura segurança no mundo, fazendo dele o que Bultmann chama de “força destruidora”. Ao tentar se achar no mundo, ele se perde no mundo por se considerar parte dele. O dasein se torna objeto em relação aos outros e a si mesmo.

d) Angústia

Angústia é a

Relacionados