Hegemoniaemgramsci

11037 palavras 45 páginas
Estratégia do contratempo: notas para uma pesquisa sobre o conceito gramsciano de hegemonia
Alvaro Bianchi*

Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo proceder à reconstrução crítica do pensamento gramsciano, e particularmente dos Quaderni del carcere, investigando o lugar ocupado pelo conceito de hegemonia. A primeira hipótese é a de que a reconstrução das formas de exercício da hegemonia na análise gramsciana implica em reconhecer as diferentes temporalidades que se fazem presentes no conjunto dos Quaderni. A segunda hipótese que orientará este trabalho é a de que a valorização da complexidade diacrônica permite revelar a unidade existente no pensamento gramsciano entre: a) história, filosofia e política; b) estrutura e superestrutura; c) as dimensões nacional e internacional da política e da cultura; e d) Estado e sociedade civil. A terceira hipótese é a de que a percepção da discordância dos tempos histórico-internacional e histórico-nacional permitirá distinguir de modo preciso a hegemonia no sentido pleno da palavra, como direção política e cultural de uma classe revolucionária sobre o conjunto das classes subalternas; e a hegemonia restrita, como direção em um período histórico no qual a classe dominante já perdeu a capacidade de assimilar a seu projeto as classes subalternas.

* Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisador do Centro de Estudos marxistas (Cemarx/Unicamp) e secretário de redação da revista Outubro.

cadernos cemarx, n0 4 — 2007 9

Palavras-chave: Hegemonia; Estrutura; Superestrutura; Estado;
Sociedade Civil
Abstract
The present work seeks to reconstruct critically Gramsci’s thought, more particularly that of his Quaderni del cárcere, by investigating the place he reserved to the concept of hegemony. The first hypothesis is that reconstructing the exercise forms of hegemony in Gramsci’s analysis implies recognizing the different temporalities present in the Quaderni. The second

Relacionados