HEGEL E O JUSNATURALISMO

Páginas: 4 (974 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A filosofia jurídica de Hegel é, com a relação à tradição ao direito natural, ao mesmo tempo a dissolução e realização. Falando de “dissolução”, quero dizer que as categorias fundamentais elaboradaspelos jusnaturalistas para construir uma teoria geral do direito são refutados por Hegel mediante uma crítica freqüente radical, que tende a mostrar suas inconsistências e suas inadequações. Falandode “realização” , quero dizer que Hegel tende em ultima instância em objetivo final, atigindo-o, ou acreditando atingi-lo, precisamente por que forja instrumento novos para substituir os velhos, agoratornados imprestáveis.
O jusnaturalismo contem em germe ou de forma incompleta uma filosofia da historia da qual Hegel tinha plena consciência:e, depois de ter tomado esta consciência, Hegel tomaraa tarefa de expliciar essa filosofia e levá-las a extremas conseqüências. Paradoxalmente, a filosofia de Hegel, ao mesmo tempo que se apresenta a negação de todos os sistemas de direito natural, étambém o ultimo e mais perfeito sistema de direito natural, o qual, em quanto ultimo, representa o fim, e, enquanto mais perfeito, representa a realização do que o precedeu. Em outras palavras, não sepode pensar em um novo sistema do direto natural depois de Hegel; mas, ao memso tempo, não se pode pensar na filosofia do direito de Hegel sem a tradição do direito natural. Mais um vez: dissoluçãosignifica que, com Hegel o jusnaturalismo esta definitivamente morto; realização significa que, com Hegel, o jusnaturalismo – entendido aqui como a inocente filosofia da historia que os jusnaturalistastem em comum – foi plenamente realizado.
Essa definição da filosofia jurídica de Hegel como dissoluão e realização da tradição do direito natural implica uma tomada de posição contra uma diversa ebem mais freqüente interpretação: a que contrapões a filosofia do direito de Hegel ao jusnaturalismo e faz de Hegel e do jusnaturalismo dois termos de uma antítese. Essa intepretação possui duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jusnaturalismo
  • Jusnaturalismo
  • Hegel
  • Hegel
  • Jusnaturalismo
  • Jusnaturalismo
  • Jusnaturalismo
  • Jusnaturalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!