Hegel e a Filosofia da Arte

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014


Em 1816, G.W.F. Hegel torna-se professor de uma das universidades mais consideradas da Alemanha: A Heidelberg, lecionando Estética, um curos que não era reconhecido por não ser titular de umacadeira acadêmica. Hegel ensina-a periodicamente em 1818 na Universidade de Berlin, depois de um modo contínuo, entre 1827 e 1830.
Hegel confessa uma verdadeira paixão pelas artes. Fez amizade comHolderlin e Schelling em um seminário protestante de Tubingen, lê Schiller e Goethe. Frequenta teatros, concertos, exposições, admira Bach, Haendel, Mozart, entre outros. Era muito crítico e severo,considerado até mesmo injusto com pintores músicos contemporâneos como Beethoven ou Caspar Racuch Friedrich. Tem uma estranha indiferença pela arte do presente que aumenta seu interesse pela arte dopassado. Entre elas, pinturas holandesas em especial Van Eyck Memling, Rembrandt.
Hegel tinha olhos apenas para a beleza artística, ao contrário de Kant, que era fascinado pelas belezas da natureza, quequestionou o uso da palavra "estética". Se era usada por falta de outra palavra, ou porque o termo tornou-se usual. A expressão "Filosofia da Arte" é, na verdade, mais adequada ao seu propósito.

OBelo: Um Gênio Amistoso
Desde a introdução da Estética, Hegel afirma que, trata-se de mostras que a filosofia da arte "forma um anel necessário ao conjunto da filosofia". A questão não é elaborar umametafísica da arte, mas sim partir do "Belo" e do "Domínio da Arte. E, incluir essa filosofia do belo ao conjunto do sistema filosófico.
Para que se deduza as belezas particulares de determinadasobras, é necessário partir da idéia de belo. Hegel apoia Aristóteles: Há apenas ciência do geral.
Entretanto, também cita Platão e deu diálogo: "Deve-se considerar não os objetos particulares,qualificados, de belos, mas o Belo". É uma das raríssimas concessões Platônicas.




Platão não hesitava em criticar a arte e seu caráter ilusório, aparente, cópia medíocre do mundo ideal. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofia hegel
  • Filosofia em Hegel
  • A filosofia de Hegel
  • Filosofia-Hegel
  • A compreensão da arte em Platão e Hegel
  • Filosofia do direito de hegel
  • Resumo da filosofia de Hegel
  • filosofia de hegel o que ele fez de errado na filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!