heatite b

1280 palavras 6 páginas
A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, é a mais perigosa das hepatites e uma das doenças mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhões de portadores crónicos do vírus. Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta.
Prevenção: Todas as crianças devem receber a primeira dose da vacina contra a hepatite B no nascimento e devem completar a série de três vacinas até os 6 meses. Jovens menores de 19 anos que não foram vacinados devem atualizar suas vacinas.
Pessoas com alto risco de contaminação, incluindo profissionais da saúde e aqueles que moram com alguém que tem hepatite B precisam se vacinar.
Recém-nascidos cujas mães estão infectadas com hepatite B no momento ou já tiveram a infecção devem receber uma vacinação especial que inclui imunoglobulina contra hepatite B e imunização da hepatite B nas primeiras 12 horas de vida.
A triagem de todo o sangue doado tem reduzido as chances de contaminação por hepatite B na transfusão de sangue. A notificação obrigatória da doença permite que os profissionais da saúde acompanhem pessoas que foram expostas ao vírus. A vacina é dada àqueles que ainda não desenvolveram a doença.
A vacina ou a imunoglobulina contra a hepatite B (HBIG) pode ajudar a prevenir a infecção se aplicada até 24 horas após a exposição.
Hábitos para prevenir a transmissão da hepatite B:
Evite o contato sexual com uma pessoa que tenha hepatite B aguda ou crônica.
Use preservativo e pratique sexo seguro.
Evite utilizar objetos pessoais de outros, tais como lâminas de barbear ou escovas de dente.
Não compartilhe seringas de drogas ou instrumentos de outras drogas (como canudos para cheirar drogas).
Limpe manchas de sangue com uma solução contendo 1 porção de alvejante para 10 de água.
O vírus da hepatite B (e o da hepatite C) não pode ser transmitido pelo

Relacionados

  • Infecções virais
    679 palavras | 3 páginas