hdohiadj

313 palavras 2 páginas
1- Apesar de o mundo estar em eterna mudança é necessário que estudemos a história da psicologia, pois é através dela que adquirimos conhecimentos sobre como surgiu à psicologia, quais são as bases para o nosso trabalho e o mais importante, o quanto o estudo da psicologia já avançou.
2- Vários conceitos e pensamentos da filosofia antiga influenciaram direta ou indiretamente a Psicologia como éconhecida hoje. Estes conceitos e toda dialética ao redor da razão e do pensamento trouxeram algumas importantes fundamentações e discursos totalmente embasados nesses conceitos filosóficos.
ComSócrates que inicia com a diferenciação do homem que pensa, que faz uso da razão para o animal que haja puramente pelo instinto e posteriormente com Platão seu discípulo que enxerga a razão na alma,ligada ao intelecto e o instinto ao corpo, ao físico do ser humano, com uma pitada de Aristóteles que distinguia mas não separava ambas. Também o cristianismo com Tomás de Aquino e Agostinho afirmando acisão entre corpo e alma, porém, a alma como única ligação com Deus rumo a perfeição humana. Todas dando base e sustento para a psicologia.
Após eles a a filosofia toma um novo rumo com Decartes,que produzia estudos específicos para o corpo e para mente, separando o corpo da alma, a razão do plano físico, material do pensante, tornando assim o corpo autônomo, devolvendo à realidade temporal asua aptidão original, reconhecendo-lhes a autonomia abusivamente submetida ao poder religioso tornando objeto da ciência.
Já a fins do século XVII, quando a psicologia inicia seu processo deindependência como ciência, fazia parte do associacionismo, ramo da filosofia que trouxe como objeto a consciência para a Psicologia. A partir deste ponto a Psicologia traz o funcionalismo(consciência como fruto da evolução, que se adaptam ao meio) e o Estruturalismo (a pesquisa da combinações, estímulos e conexões da consciência que levam a compreender os fenômenos mentais.), marcas de..

Relacionados