HDFHFDH

1550 palavras 7 páginas
Máquinas elétricas são dispositivos que transformam a energia proveniente de uma fonte primária em energia elétrica. As fontes primárias entregam à máquina energia mecânica, ou trabalho para que a mesma seja transformada em energia elétrica pela máquina.
O estudo acadêmico das máquinas elétricas envolve o estudo tanto dos geradores elétricos quanto dos motores elétricos e o termo máquinas elétricas é sinônimo de ambos equipamentos. Os geradores elétricos convertem energia mecânica em energia elétrica e os motores elétricos, ao contrário, convertem energia elétrica em energia mecânica. Tanto os motores quanto os geradores caracterizam-se pelo ocorrência de movimento em seu funcionamento. Tal movimento pode ser rotativo ou linear.
Os transformadores elétricos, apesar de não terem o seu funcionamento caracterizado pela ocorrência de movimento, também são considerados como máquinas elétricas por fazerem uso do fenômeno da indução eletromagnética.
Todas as máquinas modernas estão baseadas na Lei da indução de Faraday e utilizam o fato que um campo magnético variável produz força eletromotriz, ou seja, tensão elétrica. Podemos classificar as máquinas elétricas nos seguintes tipos:
Máquinas estacionárias:A maioria de motores elétricos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.
A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte

Relacionados