hdfhdbh

4198 palavras 17 páginas
DISTRITO

SANITARIO

CONCEITO
É uma área geográfica que comporta uma população com características epidemiológicas e sociais e suas necessidades, e os recursos de saúde para atendê-la.
A área geográfica é definida para cada realidade e pode ser constituída por:
• vários bairros de um município.
• vários municípios de uma região.
O processo de definição de território-distrito deve ser considerado para a sua composição as relações de fluxos existentes entre os municípios ou bairros, as referências naturais. A preexistência de uma eventual territorialização definida pelo gestor não deve ser considerada como balizamento definitivo, mas pode ser utilizada como um ponto de partida e ajustada de acordo com as necessidades.
Os problemas relacionados ao conceito de Distrito sanitário são classificados em:
* Intermediários:
=>São os problemas que se referem ao processo organizacional dos recursos de saúde.
=>Os problemas intermediários também pode-se citar a falta de médicos e o gasto excessivo com ações de saúde;
* Terminais:
=>É um problema quando a população do Distrito Sanitário ultrapassa a capacidade de atendimento do Distrito Sanitário.
=>Uma população, identificada concretamente nos seus locais de moradia e de trabalho é a base inicial de atuação dos serviços assistenciais.
=>O atendimento médico, as práticas de saúde coletiva, a atuação sobre o ambiente, o controle de doenças endêmicas e epidêmicas, determinam que a organização dos serviços esteja voltada para uma área geográfica e populacional definida: a Região, o Município, o Bairro.

SISTEMA
O sistema e suas Unidades, ou profissionais necessitam ser extremamente próximas. O controle social só é eficaz quando a responsabilidade governamental está claramente identificada, concretizada numa unidade de saúde e nos seus profissionais, situados próximo ao seu local de moradia ou trabalho.
A organização deste novo tipo de

Relacionados