hdebdifndjx

286 palavras 2 páginas
Plano de Aula: Teoria e Prática da Argumentação Jurídica
TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Título
Teoria e Prática da Argumentação Jurídica
Número de Aulas por Semana
Número de Semanade Aula
4
Tema
Estrutura e linguagem do texto argumentativo: situação de conflito, tese e contextualização do real.
Objetivos
- Compreender que a tarefa de persuadir o magistrado terá maischances de sucesso se for bem planejado o texto argumentativo.
- Desenvolver o planejamento do texto argumentativo pela seleção dos elementos: a) situação de conflito; b) tese; c) contextualização doreal (fatos - provas e indícios).
- Redigir cada um dos elementos constitutivos do planejamento da argumentação.
Estrutura do Conteúdo
1. Estrutura e linguagem do texto argumentativo
2. Elementosestruturais da argumentação
2.1. Situação de conflito
2.2. Tese
2.3. Contextualização do real
2.3.1. Tipos de prova
2.3.2. Indícios
Aplicação Prática Teórica
A produção do texto argumentativopressupõe um raciocínio extremamente complexo, que seleciona e organiza várias informações. O advogado já experiente realiza esse procedimento mentalmente, mas para o estudante de Direito, por questõesde ordem didática, é importante que essa preparação seja feita, por escrito, passo a passo. Nesta aula, seguiremos as três primeiras tarefas: a) identificação da situação de conflito; b) escolha datese a ser defendida; c) seleção dos fatos por meio dos quais a tese será defendida.
Segundo Fetzner[1], registrar a situação de conflito é fundamental para delimitar a questão sobre a qual seargumentará. Isso porque serão fornecidos os elementos indispensáveis para compor o caso concreto e inseri-lo no contexto jurídico. Nesta, o orador definirá a centralidade da questão jurídica que estarásob apreciação, isto é, o fato jurídico. Em seguida, identificará as partes envolvidas na lide, devidamente qualificadas, determinando aquele que, em tese, representa o sujeito passivo e o que será...

Relacionados