Hdasuiohduiashuioads

4218 palavras 17 páginas
A Sexualidade na Adolescência
Maria do Rosário Reino Pires
Delegada de Saúde de Portalegre
A Sexualidade na Adolescência é uma temática aliciante e complexa de abordar, mas de grande importância para estes grupos etários mais jovens.
É fonte de problemas como a gravidez não desejada, as doenças sexualmente transmissíveis (como a Infecção por HIV e HPV) e suas consequências.
Prioritariamente há que facultar aos jovens a oportunidade de pensar na sexualidade, no que significa actuar com integridade e informá-los abertamente sobre os diversos temas: O Desenvolvimento sexual, as Doenças Transmissíveis, Os Métodos de Contracepção, os Mitos Sexuais, a Violência no Namoro, entre muitos outros.
É importante passar a mensagem que a sexualidade é mais do que a relação sexual física. É produto da biologia e das experiências de vida de cada um, que dão forma aos sentimentos e valores. Assim como um guião de uma peça diz ao actor, o quê, quando e como actuar, cada pessoa desenvolve o seu próprio guião sexual que expressa o quem, o quê, o quando, o onde, o porquê e o como da sexualidade. Este guião sexual é único e pode modificar-se ao longo da vida à medida que se adquirem novas experiências e se encontram novas ideias.
Uma pessoa integra é olhada com respeito porque os seus actos têm três características – honestidade, sinceridade e ética. É importante pensar nestas três características e no seu significado e aplicá-los à sexualidade. A honestidade significa ser verdadeiro, fiel e leal. A sinceridade é ser genuíno ou autêntico, significa ser a mesma pessoa em qualquer local. Finalmente a ética diz respeito a um conjunto de princípios morais. Estes princípios morais, são padrão para ajuizar sobre se um determinado acto é bom ou mau, certo ou errado. Uma pessoa com integridade sexual interiorizou um conjunto de valores sobre a sexualidade que a orientam em relação às suas decisões e comportamentos.
Actuar com integridade sexual requer informação correcta. É da

Relacionados