HD 4

Páginas: 3 (631 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
O IMAGINÁRIO DA SOCIEDADE E DO PODER NA IDADE MÉDIA.
O direito cria a realidade com que opera (pessoas, estado, indivíduo, etc)
Pensamento medieval: existe uma ordem natural (da natureza, docosmos) à qual estamos subordinados e na qual estamos inseridos. Esta ordem forma grupos: homens, mulheres, nobres, pedreiros, professores, agricultores, etc.
As diferenças entre as pessoas são traduzidaspelos seus “estados” (status)
Privilégio = lei privada (particular)
Sociedade do antigo regime  sociedade de status (estados) e não de indivíduos.
Textos fundantes – direito canônico e direitoromano. Fundamento de autoridade na revelação divina e na razão objetiva (ordem natural).
Direito penal antes  direito penal do inimigo. Retirada dele a condição de pessoa. Essa teoria tem sido usadapara classificar terrorista como inimigo. E ai, o direito penal passa a punir não algo que a pessoa faça (a conduta), mas o que a pessoa é (condição pessoal). Retomada da idéia de que o estado vai puniras pessoas pelo o que elas são. Não é preciso fazer nada, você existe e só por isso pode ser punido. Ex. árabe, judeu....
A subjetividade não é a soma das subjetividades individuais.
Sai da sala porum tempo
Os seres humanas estão subordinados e inseridos na ordem natural – sai surge a expressão de direito natural, que só reflete a natureza, não cria nada. Essa ordem forma grupos. Há mais oumenos 200 anos, nós, ocidentais, influenciados pela revolução francesa. O ocidente é diferente do oriente. A conceituação usada por nós não funciona para eles. Eles não são atrasados, mas diferentes.Nós inventamos, com a revolução francesa, a noção de invidivuo, e a partir disso, modificar a noção de cidadão, que é completamente diferente.
Na idade média não existia noção de indivíduo. Quando umacriança nascia, por exemplo, já estava toda decidida. Não havia vontade individual. Filho de padeiro ia ser padeiro e etc. as famílias nobres já designavam no nascimento para onde os filhos iam....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O HD
  • o que é HD
  • Hd
  • HD 6
  • HD
  • Processadores e hd
  • Resolução hd
  • dados hd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!