hcvv cbnbm

1358 palavras 6 páginas
Introdução

Todos os seres vivos possuem moléculas e elementos que são essenciais para a sua composição e para seu metabolismo, são as substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte da composição química da célula auxiliando e participando de reações químicas.

A Composição Química das Células As células possuem Ácidos Nucleicos, Proteínas, Carboidratos(como a glicose) e Lipídios. Essas são as chamadas Substâncias Orgânicas, que se caracterizam basicamente pela associação de Carbono, Oxigênio, Hidrogênio e Nitrogênio. Além delas, os seres vivos apresentam também Substâncias Inorgânicas em suas células(e no espaço intercelular, no caso de seres multicelulares), como Água e Sais Minerais.

-Gráfico que mostra as quantidades aproximadas de substâncias encontradas em uma Célula Animal(os valores variam de acordo com o tipo de célula).
Substâncias Inorgânicas A água é sempre a substância mais abundante no corpo de qualquer ser vivo. Um humano adulto, por exemplo, possui o corpo formado por aproximadamente 60% de água.

-Modelo da molécula de água, composta por 2 átomos de Hidrogênio e 1 de Oxigênio(assim H2O). Temos a parte eletricamente negativa da molécula(na extremidade onde se encontra o Oxigênio) e a parte eletricamente positiva(onde estão os átomos de Hidrogênio). Por tal característica, a água é classificada como uma Molécula Polar. Moléculas que não possuem Polaridade são chamadas Apolares e não se dissolvem em água.
A água atua como Solvente Universal. Muitos compostos químicos que estão dentro da célula encontram-se dissolvidos em água, e todas as reações celulares ocorrem em meio aquoso. De acordo com a sua capacidade de dissolução na água, as substâncias são classificadas como:
Hidrofílicas(hidro:água + filia -do grego Phília-:amigo; ‘Amigos da Água’) e Hidrofóbicas(hidro:água + fobia -do que grego Fobos-:medo; ‘Medo da Água‘).
Memorize o conteúdo: na prática o Sal de cozinha(Cloreto de Sódio) é Hidrofílico, pois é solúvel em

Relacionados