Hcdsibvyucfvdo

1561 palavras 7 páginas
SUSTENTABILIDADE
Hoje todo mundo fala em sustentabilidade, mas nem todos entendem o que isso significa. A palavra sustentabilidade esta presente no ambiente corporativo, nas capas das revistas, nas manchetes dos jornais, nos comercias de televisão, nas discussões acadêmicas e ate na discussão entre amigos. Muita exposição e pouca explicação.

A maior parte dos cidadãos acredita que a sustentabilidade está relacionada à qualidade do produto, à gestão da empresa e ao quanto ela é tradicional e de confiança. Poucos falam sobre os aspectos que compõem uma política sustentável. Cidadãos executam uma série de ações de maneira desarticulada. Alguns não adquirem produtos “piratas”, outros reciclam o lixo. Há ainda aqueles que racionam energia e os recursos hídricos.

Em 1987, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente apresentou na ONU um diagnóstico dos problemas ambientais, cujo documento ficou conhecido como Relatório Brundtland. Ele propunha que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental. Foi quando apareceu, pela primeira vez, o conceito de sustentabilidade.

Ou seja, sustentabilidade é o equilíbrio sobre o que agente precisa da natureza, e o que oferecemos em troca disso, economizar recursos e utilizar melhor o que consumimos, água, energia, reciclar, diminuir resíduos e poluentes. Pensar para onde vai tudo o que produzimos e descartamos e de onde vem tudo o que usamos no nosso dia-a-dia, utilizando o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Suprindo necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Ações relacionadas a sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos

Relacionados