HCA - Cultura de gora

2607 palavras 11 páginas
História da Cultura e das Artes
Módulo 1: Cultura da Ágora

Índice
Introdução 3
A ágora 4
A Organização do Pensamento 5
Sócrates 5
Platão 5
Aristóteles 5
O Grego Péricles 6
A Batalha de Salamina 7
A Arquitetura Grega 8
Os templos 8
Ordem Dórica 9
Ordem Jónica 10
A Escultura Grega 11
A herança pré-helénica e a escultura arcaica 11
Do estilo severo aos primeiros clássicos 12
Da 2ª Idade Clássica à Escultura Helenística 13
O Parténon 14

Introdução

Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica. Após as Guerras Persas a Grécia viveu um tempo de paz. Atenas caracterizou-se pelo seu peculiar modo de governação: a Democracia. A Democracia permitiu o desenvolvimento do pensamento e estimulou a criatividade. Surgiram muitos artistas talentosos, filósofos e intelectuais.
Em Atenas os cidadãos têm a possibilidade de aprender, de pensar e de viver de um modo atuante e crítico num espaço de liberdade, confiança e prosperidade.

A ágora

Os gregos nomeavam a praça pública da cidade como, a ágora, o verdadeiro centro cívico das cidades gregas. Era aqui que a população se reunia para as deliberações da Assembleia.
No seu centro, instalava-se o mercado, á volta foram surgindo templos, edifícios para as reuniões da governação, grandes pórticos que acolhiam o comércio fixo e outros, e os cidadãos nos momentos de ócio, protegendo-os do sol ou da chuva.
Ágora era também o ponto de encontro da população, estava sempre movimentada com habitantes da cidade, forasteiros, mulheres a caminho do mercado, políticos candidatos às magistraturas à procura de simpatizantes, crianças e adolescentes na brincadeira e filósofos. Aqui vivia-se num clima social livre e diversificado.

A Organização do Pensamento

Surgiram alguns pensadores que procuraram explicações coerentes e racionais para a origem do mundo material, para as relações do Homem com o Universo, dos Homens entre si e destes com Natureza. A esta ânsia de

Relacionados

  • literatura da lingua portuguesa
    3616 palavras | 15 páginas
  • diversidade
    32970 palavras | 132 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas