HBYHGYGYG

2512 palavras 11 páginas
Fonte: Site Laércio Vasconcelos
Laércio Vasconcelos é um engenheiro eletrônico brasileiro.
Formado em 1983 pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui pós-graduação e extensão em eletrônica e informática no IME, PUC-RJ e Universidade da Califórnia, San Diego. Trabalhou com projetos de placas e software básico (BIOS e utilitários em assembly). Fundou sua empresa em 1990 para ministrar cursos de hardware (montagem, manutenção, upgrade, redes) tendo escrito 49 livros de informática, sendo também colaborador e consultor de diversos jornais e revistas especializados em informática.
Dispositivos de entrada e saída
Já vimos que um computador passa o tempo todo realizando três tarefas:
a) Entrada
Feita por chips e dispositivos especializados em leitura de dados, sob a coordenação da CPU. b) Processamento
Feito pela CPU c) Saída
Feita por chips e dispositivos especializados em transmissão ou gravação de dados, sob a coordenação da CPU. Existem portanto no computador, os chamados dispositivos de entrada e saída, também chamados de periféricos. Através desses dispositivos, o computador pode armazenar, ler, transmitir e receber dados. A memória secundária, já estudada na seção anterior, é formada por diversos dispositivos de entrada e saída.
O termo “Entrada e Saída” é abreviado por E/S, ou para quem preferir a língua inglesa, I/O (Input/Output). Dentre os diversos dispositivos de E/S, existem alguns que são especializados apenas em entrada, outros especializados apenas em saída e outros em ambos. Podemos citar os seguintes exemplos:
Entrada:
Teclado - Lê os caracteres digitados pelo usuário
Mouse - Lê os movimentos e toques de botões
Drive de CD-ROM - Lê dados de CDs
Microfone - Transmite sons para o computador
Scanner - Capta figuras e fotos Saída:
Vídeo - Mostra na tela caracteres e gráficos
Impressora - Imprime caracteres e gráficos
Alto-falante - Emite som Entrada e saída:
Disco rígido - Grava e lê dados
Drive de

Relacionados