hawstwtrwtwww

2058 palavras 9 páginas
O termo célula (do grego "kitos" = cela; do latim "cella" = espaço vazio), foi usado pela primeira vez por Robert Hooke (em 1655) para descrever suas investigações sobre a constituição da cortiça analisada através de lentes de aumento. A teoria celular, porem, só foi formulada em 1939 por Schleide e Schwann, onde concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciência que estuda as células), importante ramo da Biologia. As células provêm de outras preexistentes. As reações metabólicas do organismo ocorrem nas células.
Células procariontes são células que não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, cujo nome é envoltório nuclear, ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado, um possível nome já em desuso, para esta estrutura é carioteca. Quando a célula não tem esse envoltório, o núcleo, ou o material genético, fica espalhado no Citoplasma.
Organização das células Procariontes:

As células do tipo procarionte constituem os seres do Reino Monera, sendo que as bactérias representam 90% desse reino e as cianobactérias (algas azuis) 10%.
A célula procarionte é constituída por:
Membrana plasmática - película lipoproteica (lipídios e proteínas) que tem como função delimitar o conteúdo nuclear, selecionar o que sai e entra na célula, além de dar proteção;
Núcleo - protege o material genético e também coordena a divisão;
Citoplasma - líquido amorfo (não tem forma determinada) e viscoso (pegajoso), onde é realizada as funções vitais da célula;
Mesossomo - invaginação da membrana plasmática e tem como função realizar a respiração celular de seres procariontes;
Nucleóide - Tem como função o comando geral da célula;
Parede celular - Tem como função a proteção para a célula, e é constituída por quitina;

~>A única organela presente nas bactérias são os ribossomos, que tem como função a síntese de proteínas;
~>Esse reino ainda possui plasmídeos que são

Relacionados