hausuahuas

315 palavras 2 páginas
Ciclo Biogeoquímico do Fosforo

O fósforo é também um importante elemento químico para os seres vivos, em comparação a outros ciclos como o do carbono e nitrogênio, o ciclo do fósforo é relativamente mais simples, pois existem poucos compostos gasosos, fazendo com que não haja um demorado processo de passagem pela atmosfera.
Concentra-se na sua grande maioria nas rochas, “esses reservatórios, devido ao intemperismo, pouco a pouco fornecem o fósforo para os ecossistemas.” (Silva Rosa, R. et. al. 2003). As chuvas levam os fosfatos até os rios, lagos e oceanos, e nesse processo de “transporte” de fósforo e absolvido pelo solo. Os animais obtêm os fosfatos através da água e de seus alimentos, principalmente plantas, estas por sua vez absolvem os fosfatos que estão dissolvidos no solo e na água e, consequentemente chega até o homem. O fósforo retorna então ao ambiente através da decomposição da matéria orgânica, e mais uma vez é arrastado pela chuva e incorpora-se novamente às rochas. A partir daí o fósforo recém incorporado só retornará ao ecossistema bem mais tarde.
O NPK, importante fertilizante, é um exemplo de como o fósforo é mais comumente utilizado. No entanto, como já mencionado anteriormente, o fósforo é facilmente levado pela chuva até rios e lagos o que pode se tornar um agravante para esses ambientes, “pois se um excesso de componentes nitrogenados e fosfatados entra em um lago ou rio, esses nutrientes podem causar aumento da população de bacteriana e de algas verdes (fotossintéticas), originando um processo conhecido como eutrofização” (Silva Rosa, R. et. al. 2003), nesse processo há um aumento considerável das algas de fitoplâncton, estes por sua vez não vivem por muito tempo causando um acumulo de matéria orgânica que será decomposto por organismos decompositores aeróbios, com isso o oxigênio acaba se tornando um recurso limitante para os peixes, por exemplo, e na ausência desse recurso eles acabam morrendo.

Relacionados